Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
EducaçãoTrabalhoUFSM

EDUCAÇÃO. Docentes de Universidades Federais apontam para greve nacional em 2 e 3 de outubro

A posição da Sedufsm, tirada na assembleia da última quarta-feira, e levada ao ANDES-SN, foi de greve por tempo indeterminado

Do site da Sedufsm, com informações do ANDES-Sindicato Nacional e foto de IVAN LAUTERT

Os docentes das seções sindicais que compõem o Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes) do ANDES-SN indicaram a realização de uma greve de 48 horas nos dias 2 e 3 de outubro. A decisão teve como referência as deliberações das assembleias de base realizadas nas instituições federais de ensino nas últimas semanas e também o calendário de lutas que vem sendo construído em conjunto com as demais entidades do Setor da Educação. Na UFSM, professores haviam aprovado em plenária no dia 11, greve por tempo indeterminado. Os docentes do Setor das Ifes se reuniram na última quinta-feira (12), na sede do ANDES-SN, em Brasília (DF).

Para intensificar a organização da luta, o Setor das Ifes indicou ainda a realização de assembleias comunitárias nas instituições para discutir a situação financeira das IFEs e a construção de dias de mobilização com atividades das universidades, institutos federais e Cefet nas praças e outros locais públicos, para dialogar com a sociedade.

Além disso, a reunião também ressaltou a importância das seções sindicais fazerem o levantamento, até o dia 25 de setembro, dos impactos dos cortes de verbas nas instituições para a elaboração de um material especial sobre a situação das IFEs. Outra movimentação importante apontada pelo Setor das Ifes é a articulação com as demais entidades da educação junto às centrais sindicais para a construção da greve e de atividades nos dias 2 e 3 de outubro.

Greve do clima

Para fortalecer a construção da greve, foi indicado um calendário de mobilizações em conjunto com outras categorias. No dia 20, na “Greve mundial do Clima”, as entidades se unem para realizar um dia nacional de luta em defesa da Amazônia, da Ciência e Tecnologia e da Educação. Já no dia 25 de setembro, as entidades vão incorporar a data, proposta pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), como dia de mobilização em defesa da Ciência e Tecnologia Públicas.

“Nessa reunião conseguimos avançar nas deliberações no sentido de ampliar a mobilização, no sentido de cumprir uma decisão do 64º Conad que é construção de uma greve do Setor de Educação. Com essa perspectiva, nós aprovamos dois dias de greve, em 2 e 3 de outubro, juntamente com as entidades do setor da Educação”, explicou Antonio Gonçalves, presidente do ANDES-SN.

Ele também destacou o papel do ANDES-SN na construção da mobilização conjunta com as demais entidades, unidade fundamental para o enfrentamento aos ataques à Educação Pública. “Esse é um avanço para que possamos acumular ainda mais forças para derrotar essas políticas neoliberais que nos atacam”, acrescentou.

Setor da Educação

As entidades representativas de docentes, técnico-administrativos e estudantes – ANDES-SN, Fasubra e Sinasefe e UNE -, se reuniram na última terça-feira (10), em Brasília (DF), para avançar na construção da próxima mobilização conjunta em defesa da Educação Pública, contra os cortes orçamentários e contra o ‘Future-se’.

Foram apontados os dias 2 e 3 para a realização da greve nacional de 48 horas da Educação. O dia 3 irá coincidir com as ações em defesa das estatais e da soberania nacional, que estão sendo organizadas em vários locais do País. O setor indicou ainda, a construção de um ato pela CSP-Conlutas, no dia da abertura de seu IV Congresso – 3 de outubro- em articulação com as mobilizações nacionais. As manifestações previstas para setembro também serão incorporadas pelas demais entidades do setor da Educação.

Calendário de lutas

20/09 – “Greve mundial do Clima” – Dia Nacional de luta em defesa da Amazônia, da Ciência e Tecnologia e da Educação;
25/09 – Dia em defesa da Ciência e Tecnologia Pública, com atividade em Brasília (DF);
02 e 03/10 – Greve Nacional da Educação de 48h;
03/10 – Dia em defesa da Soberania Nacional, da Ciência, Tecnologia e Educação.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo