LUNETA ELETRÔNICA. Assembleias na UFSM, frente Pró-Correios, imposto (quase) único, Flisma, SMVC...

LUNETA ELETRÔNICA. Assembleias na UFSM, frente Pró-Correios, imposto (quase) único, Flisma, SMVC…

* Pelo menos duas atividades de protesto pela situação atual do ensino superior público marcam esta quarta-feira, no campus da UFSM.

* Uma delas, a partir das 5 da tarde, é a caminhada a ser feita, “com ou sem chuva”, segundo os organizadores, dos estudantes de pós-graduação.

* O protesto (mais detalhes AQUI), que inicia na frente do Planetário e se desloca até o arco de entrada do campus, termina em assembleia dos estudantes, no auditório Sérgio Pires.

* O outro evento é a assembleia geral convocada pela Seção Sindical dos Docentes (Sedufsm), para a partir da 1 e meia da tarde, no Anexo B, Auditório B1 (Marie Curie), do prédio 17 (Geociências).

* O objetivo, segundo o ponto principal da pauta (mais informações AQUI), é deliberar sobre uma greve de 48 horas a ser realizada ainda em setembro.

* A data para a realização dessa paralisação dependerá das assembleias de todo o país, cujos resultados serão avaliados na quinta, 12 de setembro, em Brasília, em nova reunião do Sindicato Nacional.

* A criação de uma Frente em Defesa da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) foi o principal encaminhamento da audiência pública realizada na Assembleia, na noite de segunda.

LUNETA ELETRÔNICA. Assembleias na UFSM, frente Pró-Correios, imposto (quase) único, Flisma, SMVC... - luneta-valdeci-luciana-rosario-correio*  Os deputados Valdeci Oliveira (PT) e Luciana Genro (PSOL), proponentes da audiência (foto acima, de Tiago Machado), partem agora para  buscar as 19 assinaturas necessárias à formação do Colegiado.

* O objetivo é que a Frente Estadual reforce e complemente o trabalho realizado pela Frente Nacional dos Correios e contra a privatização da ECT.

* Para saber mais sobre a audiência, confira material distribuído pela assessoria do Deputado Valdeci Oliveira (AQUI), entre eles a foto acima, de Tiago Machado.

LUNETA ELETRÔNICA. Assembleias na UFSM, frente Pró-Correios, imposto (quase) único, Flisma, SMVC... - luneta-secretário-da-fazenda

Conforme Cardoso, os secretários apoiam a criação do IVA, em substituição a tributos existentes (foto Dyessica Abadi/Palácio Piratini)

* O secretário estadual da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso, acompanha demais titulares da área dos Estados nesta quarta-feira (11/9) em reuniões em Brasília.

* O conjunto de titulares dos cargos elaboraram uma proposta conjunta para a reforma tributária, que será entregue aos presidentes da Câmara e do Senado.

* Segundo Cardoso, há apoio à criação de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que, basicamente, substituiria ICMS, PIS, Cofins, IPI e ISS. Esse é o principal ponto da proposta.

* A ideia é que o texto, aprovado semana passada por unanimidade no Comitê de Secretários da Fazenda (Comsefaz), seja agregado à PEC 45, de autoria do deputado Baleia Rossi, em tramitação na Câmara.

* Nesta quarta, às 7 da noite, na Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma), será aberta, oficialmente, a Festa Literária de Santa Maria (FLISM) 2019.

* A entrada é gratuita e o evento (promovido pela UFSM e idealizado pelos professores Raquel Trentin, Enéias Tavares e Gérson Werlang) tem apoio do Edital “Apoio à Produção Artística e Cultura de SM”.

* A FLISM terá painéis, sessões de autógrafos, com autores e editoras, e acaba sexta. Conforme a organização, as atividades “ buscam incentivar o prazer de ler e de conhecer autores”.

* Para se inscrever (o que ainda pode ser feito) e também acessar a programação, confira o material produzido pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura (AQUI).

LUNETA ELETRÔNICA. Assembleias na UFSM, frente Pró-Correios, imposto (quase) único, Flisma, SMVC... - luneta-smvc-logo* As inscrições para o 13º Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC), que acontece entre 29 de outubro e 3 de novembro,  se encerram na próxima sexta-feira (13).

* O tema (imagem acima) é “Cinema para todas”, uma reflexão sobre o protagonismo da mulher no audiovisual. As obras podem concorrer na Mostra de Santa Maria e Região, na Nacional, ou em ambas.

* Interessados em participar devem se inscrever no site do evento. Os curtas devem ter no máximo 25 minutos de duração, incluído créditos, e finalizados a partir de 1º de janeiro de 2018.

* A Mostra de Santa Maria e Região tem 12 categorias que serão premiadas com o Troféu Vento Norte. Já a Nacional tem 14.

* O SMVC também vai entregar o Prêmio Clayton Coelho de Direitos Humanos e o Troféu Cineclube Laterninha Aurélio.



1 comentário

  1. O Brando

    Correios tem algo como 115 mil servidores, todos com estabilidade. Alás, parece que entraram em greve. Pensam que irão criar transtornos, mas para muita gente provarão a própria irrelevância. Governo pode até falar em privatização, mas acho muito difícil, muito difícil mesmo, alguém se interessar pela empresa. Baixa produtividade do pessoal, um fundo de pensão com problemas, óbices não faltam e não é de hoje. Os Correios são uma espécie de fábrica de filmes da Kodak ainda por cima. Resumo da ópera, assunto a ser ignorado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *