PolíticaSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Desfile da Independência, a Câmara e o Kaus, os ‘excluídos’, Goergen na Cacism…

* O tempo não colaborou muito, verdade. Mas, mesmo abaixo de chuva, o public tomou conta da Avenida Medianeira, onde centenas de pessoas desfilaram ou prestigiaram o Desfile da Independência.

* Conforme a assessoria de Imprensa da Prefeitura (AQUI os detalhes, inclusive com outras fotos, como a acima, de Ariéli Ziegler/AIPM). “cerca de 30 mil pessoas estiveram no local”.

* Estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares, além de pelotões do Exército, da Aeronáutica, da Brigada Militar, entre outras entidades, cruzaram a avenida para exaltar o amor à Pátria.

* Neste ano, a Semana da Pátria teve como tema “A Bandeira do Brasil”, e o Parque Histórico Marechal Manoel Luiz Osório foi o tema regional.  Em nível local, o tema foi Sustentabilidade.

* A semana política local tem como um de seus destaques prováveis, o desfecho da representação contra o suplente (em exercício) de vereador, o emedebista João Kaus.

* O caso está sob análise do ouvidor da Comissão de Constituição e Justiça, o tucano Admar Pozzobom, que ainda não ofereceu sua posição para avaliação dos demais edis.

* Na semana passada, Kaus se desculpou e disse que a expressão “bando de piranhas”, utilizada em forrobodó verbal no Facebook, em plena sessão da Câmara, era “destinada a homens e mulheres”.

* A “desculpa” veio em nota com todo o jeito (claro que a responsabilidade e quem sabe até a terminologia rebuscada é dele, que a assinou) de texto de advogado. Ah, quer lê-la? Está AQUI.

* Quem está na cidade nesta segunda-feira é o deputado federal Jerônimo Goergen. Do Progressistas, ele é convidado da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism).

* Ele participa do evento “Meio Dia em Pauta” e vai tratar da Medida Provisódia 881, também conhecida como a da “Liberdade Econômica”.

* O Programa de Extensão Gênero, Interseccionalidade e Direitos Humanos da UFSM, , promove nesta terça-feira, 6 da tarde, a palestra “Gênero, diversidade e direitos humanos: mitos e verdades” .

* O evento, que conta com o apoio das comissões de Direitos Humanos, de Gênero e Diversidade Sexual de de Igualdade Racial da OAB, acontece no auditório da Antiga Reitoria.

* Com entrada franca, serão abordados temas como gênero, direitos humanos, diversidade e racismo com o objetivo de combater a desinformação e fortalecer a defesa dos direitos das minorias.

* As inscrições são gratuitas e abertas (e feitas no próprio local) a todos os interessados. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] e pela página no Facebook

* Além do Desfile da Independência (mais informações no início desta seção, lá em cima), o sábado, 7 de setembro, também teve atividades de protesto em Santa Maria.

* Foram, segundo material DISPONÍVEL na página da Sedufsm no Facebook, “dezenas de pessoas reunidas (foto acima) na praça Saldanha Marinho para discutir e protestar”.

* Foi o “Grito dos Excluídos”, iniciado com “aula pública interdisciplinar que relacionou os problemas na Amazônia a questões como o agronegócio, a soberania nacional, os direitos dos povos indígenas e a luta pela educação”.

*  Após o debate, os manifestantes fizeram caminhada pelo calçadão e denunciaram, nos gritos de ordem, as “tentativas de privatização da educação orquestradas pelo governo Bolsonaro”.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. ‘Excluídos’ agora são alunos, servidores e professores de universidade federal. ‘Movimento’ com ‘forte apelo popular’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo