AssembleiaEstadoSaúde

SAÚDE. Hospital Regional vira assunto para reunião entre Valdeci e o Chefe da Casa Civil, Otomar Vivian

Por MARCELO ANTUNES (texto e foto), da Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Às vésperas de completar três anos da conclusão das obras do Hospital Regional de Santa Maria, sem que até o momento um único leito tenha sido disponibilizado para a população, o deputado Valdeci Oliveira voltou a buscar uma articulação político-institucional junto ao governo do estado.

Dessa vez, o parlamentar esteve reunido (foto ao lado) com o chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, para tratar do impasse em torno desse importante complexo de saúde, que, em funcionamento, terá atendimento 100% SUS em média e alta complexidade, além de disponibilizar cerca de 240 leitos aos moradores da Região Central do Estado.

“Não se trata mais de questões técnicas ou financeiras, mas, sim, de decisões e determinações políticas. Por isso, peço que esse assunto seja levado ao centro do governo e ao governador. Pela importância que tem essa questão, ela não pode mais ficar restrita apenas a uma secretaria ou a setores técnicos”, solicitou Valdeci.

Segundo Vivian, após ouvir atentamente o relato de Valdeci sobre a trajetória do hospital, o tema “merece uma avaliação, e todos os assuntos que são tratados aqui na Casa Civil, eu levo ao governador Eduardo Leite“, garantiu, afirmando ser sabedor da importância do tema tanto para Santa Maria como para toda região.

Uma das sugestões levadas por Valdeci ao chefe da Casa Civil disse respeito à possibilidade de o Hospital vir a ser administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), empresa pública vinculada ao Ministério da Educação, cuja finalidade é a de prestar serviços de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico.

A empresa hoje administra todos os hospitais universitários do país, incluindo o Hospital Universitário (HUSM), vinculado à Universidade Federal de Santa Maria. “Se for necessário uma reunião mais ampla, nós temos condições de convidar tanto o reitor da UFSM quanto os diretores da Ebserh para maiores esclarecimentos quanto ao funcionamento deste tipo de parceria. O importante é nós abrirmos as portas do Regional o quanto antes para a população”, propôs o parlamentar.

Ao final do encontro, Otomar se comprometeu em dar um retorno oficial sobre a demanda apresentada.

COMISSÃO SAÚDE –  Também nesta quarta (18), o tema foi tratado por Valdeci na reunião ordinária da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) da Assembleia Legislativa. Ele novamente cobrou a liberação de R$ 50 milhões do Ministério da Saúde destinados para a compra de equipamentos para o Regional.  A obtenção do recurso federal foi anunciado em maio pelo Palácio Piratini, mas, até o momento, o dinheiro não chegou ao caixa estadual.

“Já cheguei a dizer que, pela demora, o recurso do Ministério estaria vindo de carroça. Mas errei, pois se fosse de carroça ele já teria chegado. Mas até o momento nenhuma resposta. O silêncio é a pior coisa que existe neste caso. As pessoas, principalmente aquelas que mais precisam, estão aguardando pelo menos uma palavra sobre o que vai acontecer. “, afirmou Valdeci.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo