PrefeituraTrabalho

ARTIGO. Jorge Pozzobom, os funcionários públicos municipais e importância deles para nossa população

Valorizar o servidor é cuidar de quem cuida

Por JORGE POZZOBOM (*)

Talvez uma das frases que eu mais tenha ouvido nestes dois anos e dez meses como prefeito de Santa Maria é a seguinte: em tantos anos de Administração Pública, isso nunca tinha acontecido comigo. Escutei isso de servidores antigos, servidores novos, servidores dos mais diversos setores e nas mais diversas situações. Quando chamamos ao gabinete para assinatura das portarias de aposentadoria, quando entregamos um cartão no dia do aniversário, quando levamos uma lembracinha em uma data comemorativa como a Páscoa ou quando presenteamos as mulheres que trabalham na Prefeitura com uma rosa no dia 8 de março. Pequenos gestos, singelas demonstrações de carinho aos nossos servidores públicos, que merecem, sim, todo o nosso respeito, toda a nossa admiração. E, a eles, nós damos os parabéns neste 28 de outubro, Dia do Servidor Público.

Atualmente, a Prefeitura de Santa Maria conta com 3.666 trabalhadores integrando o seu quadro funcional (além dos mais 1,5 mil inativos). Somente na Educação, na nossa Rede Municipal de Ensino, que ganhou 432 novos professores no nosso Governo, são 1.882 servidores. E, na Secretaria de Saúde, são mais 816 funcionários. Uma estrutura complexa e que exige muito cuidado e atenção da Administração. Por isso, neste mês de outubro, realizamos o Mês do Servidor, com uma série de atividades, de capacitação, de qualificação, de entretenimento, ações que reforçam os objetivos do nosso projeto maior: Cuidando de Quem Cuida. Uma missão do nosso Governo, um compromisso que eu e o meu vice-prefeito Sergio Cechin assumimos e uma tarefa que está sendo muito bem executada por todos os gestores de setores, sob o comando da Secretaria de Gestão e Modernização Administrativa, que, aliás, foi fortalecida desde que assumimos a Prefeitura.

Mas por que investir no funcionário público, por que fazer tanto esforço para manter os salários em dia (uma raridade no atual cenário de crise financeira do Estado e das grandes cidades gaúchas) é importante para a população? Simples, porque valorizar o servidor é, acima e além de tudo, melhorar a qualidade do serviço prestado à população. É qualificar o médico, o professor, o guarda municipal, o operador de máquina. Quando um Governo está preocupado com o funcionalismo, como estamos, ele não está beneficiando apenas os 3 mil servidores ativos que constam na folha de pagamento da Prefeitura, mas, sim, está atingindo (positivamente, é claro), mais de 300 mil santa-marienses. Afinal, quem atende nas Unidades Básicas de Saúde, quem alfabetiza as crianças, quem zela pelas nossas praças e parques, quem trabalha para recuperar o asfalto da cidade, tão degradado após décadas sem receber uma intervenção adequada, são eles: os servidores públicos. Os nossos homenageados hoje, no mês de outubro e sempre. Parabéns!

(*) JORGE POZZOBOM é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Ele escreve no site às terças-feiras.

OBSERVAÇÃO DO SITE: A  foto que ilustra este artigo é de Ariéli Ziegler (AIPM)

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo