CinemaCultura

AUDIOVISUAL. Filme que fala sobre o meio ambiente será exibido de graça no ‘Santa Maria Vídeo e Cinema’

Por MELISSA BULEGON (com imagem de Divulgação), da Padrinho Agência de Conteúdo

Atento às temáticas que estão em debate na atualidade, o Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC) traz para a 13ª edição o longa documental Substantivo Feminino, de Daniela Sallet e Juan Zapata. O filme, lançado em 2017, resgata a história de duas mulheres fundamentais na luta em favor do meio ambiente, as gaúchas Giselda Castro e Magda Renner.

O documentário será exibido na Praça Saldanha Marinho, no dia 1º de novembro, às 16h. A luta de 30 anos de Giselda e Magda foi apenas o início do debate ambiental que continua aceso e necessário ainda hoje.

O co-diretor Zapata comenta que se sente feliz com a exibição do documentário porque o SMVC entende a importância social que o cinema promove. “O Substantivo Feminino nos lembra o quão importante é o compromisso com o que acreditamos, com os nossos princípios e com o mundo que deixaremos aos nossos filhos”, diz Zapata.

Para a diretora Daniela Sallet, participar do festival é algo grandioso porque aproxima o público dos realizadores no lugar mais democrático que existe: uma praça. “Fazer parte do consolidado SMVC, em uma edição que valoriza a presença feminina no audiovisual, mostrando um documentário que revela para o mundo duas pioneiras do ambientalismo brasileiro é de perder o fôlego”, relata Daniela.
A HISTÓRIA – A militância e a amizade de Giselda e Magda iniciaram em 1964, com a fundação da Associação Democrática Feminina Gaúcha (ADFG), que colaborava com a promoção de ações de cidadania para mulheres da periferia e lutava pela causa ambiental.

Quando conheceram o ambientalista José Lutzenberger, o foco da ADFG mudou de hidrelétricas para ecologia. O pioneirismo das amigas em defesa do meio ambiente fez com que percorressem o mundo em conferências na ONU e no Banco Mundial. Elas, inclusive, contribuíram com a pauta ambiental na Constituição de 1988.

SMVC – Esta edição do SMVC é realizada pela Filmes de Junho Produtora, IdeiaAção Design e Planejamento e Padrinho Conteúdo e Assessoria.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo