EducaçãoEstadoTrabalho

EDUCAÇÃO. Reunião amanhã. Magistério estadual começa mobilização por greve contra pacote de Leite

Por MAIQUEL ROSAURO (com imagem de Reprodução), da Assessoria de Imprensa do CPERS-Sindicato

O 2º Núcleo do CPERS/Sindicato iniciou a mobilização para uma nova greve da categoria. O movimento paredista terá início 72 horas após o governador Eduardo Leite (PSDB) protocolar o pacote de mudanças em regras do funcionalismo. Nesta quarta-feira (23), às 19h30min, na Escola Maria Rocha, em Santa Maria, o assunto será debatido na Plenária do Fórum de Diretores de Escolas.

Durante o evento será feita a apresentação e análise do Jurídico do CPERS sobre o pacote do governador. Também será debatida a situação das escolas, como enturmação, fechamento de turmas e a municipalização de escolas estaduais.A greve é uma decisão do Conselho Geral do CPERS, definida em assembleia realizada no dia 27 de setembro. A paralisação só iniciará 72 horas após o protocolo porque este é o prazo legal para comunicar e iniciar a greve. A tendência é de que Leite protocole o pacote, na Assembleia Legislativa, ainda nesta semana.

Chamado pelo governo de Reforma Estrutural do Estado, o pacote traz 117 mudanças para os servidores, prevendo alterações na Constituição Estadual, no Estatuto dos Servidores Civis, no Estatuto dos Servidores Militares, no plano de carreira dos professores estaduais e em legislações que regem as aposentadorias do funcionalismo.

Para os educadores, o pacote promove um achatamento da carreira, uma vez que o governo retira todas as gratificações e vantagens para redistribuir no básico e pagar o piso. Na prática, quem vai pagar o Piso Nacional do Magistério no Rio Grande do Sul é o próprio educador.

“Certamente será a destruição das carreiras. O pior projeto já apresentado. Entraremos para a história como a categoria que irá pagar o próprio piso. Inacreditável”, ressalta o diretor do 2º Núcleo do CPERS, Rafael Torres.

Não esqueça!

O quê: Plenária do Fórum de Diretores de Escolas do 2º Núcleo
Quando: Quarta-feira (23), às 19h30min
Onde: Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha (Rua Conde Porto Alegre, 795, Santa Maria).
Pautas: Apresentação e análise do Jurídico do CPERS sobre o pacote do governador; e situação das escolas: Enturmação, fechamento de turmas e municipalização de escolas estaduais

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo