AssembleiaCidadania

ESTADO. Mesa da AL acolhe proposta de Valdeci e técnico Roger terá a Medalha do Mérito Farroupilha

Proposição feita hoje por Valdeci Oliveira foi aprovada por unanimidade dos integrantes da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa

Por MARCELO ANTUNES (texto e foto), da Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Por unanimidade, os parlamentares que integram a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa aprovaram, nesta terça-feira (22), a proposição do deputado estadual Valdeci Oliveira em conceder a Medalha do Mérito Farroupilha ao técnico de futebol do Bahia, Roger Machado Marques. O Mérito Farroupilha é a mais alta honraria concedida pelo Parlamento gaúcho, e cada parlamentar pode concedê-la apenas uma vez a cada legislatura.  No caso de Roger, a homenagem, conforme Valdeci, visa valorizar e reconhecer o profissional, gaúcho de Porto Alegre, que tem trazido a público, em nível nacional, o tema do racismo e da discriminação.

“Com essa homenagem, a Casa Legislativa tem a oportunidade de reafirmar sua posição inequívoca de combate a todas as formas de preconceito, intolerância e em defesa de uma cultura de paz”, avalia Valdeci, que também atua como coordenador da Frente Parlamentar contra o Racismo.

Ao defender a concessão da medalha a Roger, Valdeci lembrou ainda da recente entrevista coletiva concedida pelo treinador, e que repercutiu em todo o pais, em que ele afirmou que “a estrutura social brasileira sempre foi racista” e que “a bem da verdade, 10 milhões de indivíduos foram escravizados, mais de 25 gerações, e isso passou pelo Brasil Colônia, pelo Império e só mascarou na República. A gente precisa falar sobre isso. Precisamos sair da fase da negação (do racismo)”.

Ao agradecer aos colegas pelo resultado da votação, Valdeci destacou que a determinação do Roger em pautar um tema ainda tão controverso no país, merece ser apoiada e incentivada para que mais e mais pessoas, sejam elas personalidades públicas ou não, também se sintam empoderadas para falar e discutir um assunto que precisa ser reconhecido e enfrentado com a máxima seriedade pelo conjunto da nossa sociedade.

“A homenagem ao Roger simboliza também o reconhecimento a todos e todas que lutam por esta causa que é de muitos e que deveria ser de toda a população. Eu tenho uma certeza: quanto mais vozes como a do Reger se levantarem, mais rápido chegaremos ao dia em que a discriminação será superada”, avaliou o deputado.

A data da entrega da medalha será definida em conjunto com a assessoria do técnico homenageado.

Vídeo com pronunciamento do Valdeci AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo