EconomiaTrabalho

TRABALHO. Em protesto contra demissões, bancários retardam abertura de agência do Itaú em Santa Maria

Demissões no Itaú: sindicalistas retardaram abertura de agência do centro da cidade

Acompanhe material produzido e distribuído pela assessoria de imprensa do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região. O texto e a foto são do jornalista Maiquel Rosauro. A seguir:

Ação do Sindicato dos Bancários retardou atendimento em agência do Itaú

O Dia Nacional de Luta contra as Demissões no Itaú rendeu inúmeras manifestações em agências pelo Brasil afora nesta quarta-feira. Em Santa Maria, não foi diferente. O Sindicato dos Bancários de Santa Maria retardou em uma hora o atendimento na agência do Itaú que fica ao lado da Catedral Metropolitana. Porém, os clientes tiveram acesso aos caixas eletrônicos.

– Estamos atentos às demissões que ocorrem pelo país. Não podemos deixar que o mesmo ocorra na região. Vamos levar nossas demandas para a Conferência Nacional da categoria que ocorre no final do mês em São Paulo – afirma o diretor do Sindicato dos Bancários, Claudenir Teixeira Freitas.

Durante o ato foram distribuídos panfletos explicativos sobre o ato. Os bancários cobram o compromisso assumido pelo Itaú e pelo Unibanco durante o processo de fusão em 2008. Na época, os presidentes das duas instituições, Roberto Setúbal e Pedro Moreira Sales, garantiram que o emprego dos funcionários estaria assegurado. Contudo, as demissões tornaram-se rotina após a fusão.

Apenas nos meses de abril e maio, cerca de 350 profissionais deixaram o banco, a maioria deles pertencente à área de crédito ao consumidor, que engloba a financeira e o segmento de cartões de crédito. Com lucro recorde de R$ 3,53 bilhões no primeiro trimestre de 2011, as demissões no Itaú são injustificáveis.

As entidades sindicais denunciam que as demissões vêm piorando as condições de trabalho. Para suprir a demanda dos clientes, trabalhadores estão sendo sobrecarregados, além de conviverem com desvios de função e o fantasma da terceirização. Os sindicatos estão recebendo denúncias de que gerentes operacionais estão deixando suas funções para assumir atendimento nos caixas.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo