PolíticaSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Piratini e servidores, gaúchos no MDB, fogos proibidos?, Valdeci e Censo, Dislexia

* Anuncia-se para a manhã desta segunda-feira uma reunião, no Palácio Piratini (foto acima, de Felipe Dalla Valle/Divulgação), do governador Eduardo Leite com os deputados da base situacionista.

* O assunto para o evento que pode prolonger-se pela tarde é o conjunto de medidas envolvendo o funcionalismo estadual, que o governo pretende enviar à Assembleia Legislativa ainda neste mês.

* Se tem como certo que o Piratini e os articuladores politico-econômicos de Leite vai propor mudanças no regime de salários, inclusive acabando com gratificações como triênios e quinquênios.

* Também se tem como líquido e certo que o governo vai propor mudanças na previdência, inclusive propondo idade mínima e contribuição maior, entre outras medidas.

* Atenção: antes do encontro com os deputados que o apoiam, Eduardo Leite tem um café da manhã para lá de especial. Sim, o regabofe será com coleguinhas e dirigentes de empresas midiáticas.

* Adivinha qual o cardápio, para além do mamão e do pão fresquinhos. Sim, vai tentar obter o apoio (ou a compreensão, quem sabe) para as propostas que pretende apresentar. Pooois é.

* Após ensaiar disputa com os grandes caciques nacionais do MDB, inclusive propondo uma renovação, com o patrocínio do decano Pedro Simon, a seção gaúcha do partido foi mesmo é conciliadora.

* Tanto isso é verdade que na convenção nacional deste domingo, os emedebistas gaúchos compuseram com os nomões nacionais (sim, aqueles mesmos, tão criticados).

* A gauchada apoiou a chapa única liderada pelo deputado federal paulsita Baleia Rossi e, mais que isso, emplacaram o 1º secretário. No caso, o deputado estadual Gabriel Souza.

* Enquanto não chega o pacotaço do funcionalismo, a Assembleia gaúcha segue sua rotina – sempre lembrando que já tramita, em regime de urgência, o projeto muda o Código Ambiental.

* Nada menos que 19 MATÉRIAS estão aptas à votação pelos deputados. Quais serão votadas só se saberá no final da manhã desta terça, durante reunião da Mesa Diretora com os líderes partidários.

* Como curiosidade, vale referir uma proposição que já foi aprovada em Santa Maria, e só no plano municipal, mas está suspensa por decisão liminar do Tribunal de Justiça.

* No caso, é o PROJETO de Luciana Genro, do PSol, e que trata dos fogos de artifício com estampido. É a chamada proposta contra o barulho.

* O projeto “proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso no RS”.

* Em tempo: ao contrário de algumas propostas que tramitam mesmo sem parecer técnico favorável, a de Luciana Genro contou com a chancela da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia.

* Está confirmada para a manhã desta terça, no Plenarinho da Assembleia, a audiência pública que debaterá as mudanças no Censo 2020 “e seus impactos na formatação de políticas públicas”.

* O encontro foi proposto (e aprovado na Comissão de Assuntos Municipais) por Valdeci Oliveira (foto ao lado, de Divulgação). Ele teme que as mudanças  propostas possam “possivelmente aumentar o erro de cálculo”.

* As alterações, diz Valdeci, podem  mudar “projeções do tamanho das populações das cidades e consequentemente na distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM)”.

* Começa nesta terça-feira, em Santa Maria, a segunda edição da Semana Municipal de Conscientização da Dislexia. A abertura acontece no Salão de Atos da Escola Manoel Ribas.

* Até o dia 10 de outubro, várias atividades serão realizadas, como palestras e painéis que tratam do transtorno.

* Para saber mais, inclusive a programação do evento, vale conferir o material produzido pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura (AQUI).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Tigrada do MDB está criando caso no Senado na questão da reforma da previdência. ‘Conciliadora’ é adjetivo para esconder que a gauchada levou fumo. Baleia Rossi é filho de Wagner Rossi, ex-ministro da agricultura no governo Dilma, a humilde e capaz. Newton Cardoso Junior é filho de outro político, também está na direção. Fora dos holofotes ainda mandam o filho do Renan Calheiros, o filho do Jader Barbalho, etc. Ou seja, as coisas mudam para ficar a mesma coisa.
    Projeto de Luciana Genro tem os mesmos problemas do que a norma local. Parecer da Comissão de Constituição e Justiça não é técnico, é politico.
    Valdeci toca uma agenda de deputado federal na Assembleia. Até parece que está ‘trabalhando’. Lista e idade de moradores obviamente serão questionados no Censo, logo o questionamento sobre projeções e distribuição de recursos são, obviamente, bobagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo