AssembleiaPolítica

ARTIGO. Giuseppe Riesgo e o SIF 2019, que o Clube Farroupilha promove na cidade, neste fim de semana

Conhecer para libertar

Por GIUSEPPE RIESGO (*)

Em tempos de crise e profundas reformas no Rio Grande e no Brasil, creio ser bastante importante falarmos de liberdade, visto que, o momento é propício para o debate e as novas ideias. O liberalismo é umas delas. Por ser uma doutrina que compreende no indivíduo o elo maior para o desenvolvimento das sociedades, entende que a riqueza está no respeito à propriedade privada, no fomento à divisão do trabalho e no desenvolvimento de uma moeda forte e com poder de compra. Países que compreenderam isto cresceram e se desenvolveram. O Brasil, infelizmente, ainda patina neste sentido.

Por aqui, a propriedade é facilmente relativizada. A modernização e a divisão do trabalho são combatidas pelo “medo” da (suposta) precarização ou exploração do trabalho e a moeda deve sempre se desvalorizar para que o Brasil não perca a tal competitividade, outra mera suposição. Em síntese, por aqui ainda premiamos a ineficiência, a burocracia e a insegurança jurídica para garantir um país atrasado e, infelizmente, pouco produtivo.

Afirmo isso porque nossa gente sempre foi esforçada e criativa. No entanto, não basta trabalhar. Temos que trabalhar certo. Dispor do nosso tempo para fazer coisas produtivas, inovadoras e que as pessoas queiram. É justamente disto, ou seja, de livre mercado e das ideias da liberdade que neste final de semana, dias 8 e 9, aqui em Santa Maria, tratará o Simpósio Interdisciplinar Farroupilha 2019 (SIF).  O evento é organizado pelo Clube Farroupilha, organização liberal que participei como voluntário e depois tive a honra de presidir. Posso afirmar, sem exageros, que boa parte da minha formação como um liberal convicto advém do que aprendi participando da organização.

O SIF 2019, vem “derrubando muros pela liberdade” e para isso trará um qualificado número de acadêmicos, especialistas e políticos para diagnosticar e apontar soluções para os problemas de Santa Maria, do estado, do Brasil e do mundo. É uma excelente oportunidade para expandir a cultura e o conhecimento em nossa cidade. O Simpósio é o marco final de cada gestão do Clube Farroupilha e se propõe – junto a mais de 700 pessoas todos os anos – a debater a liberdade, a fim de abrir as portas para o liberalismo em uma cidade ainda avessa às ideias de livre mercado e respeito às liberdades individuais. Não tenham dúvidas: o evento é libertador!

Tudo isso (e muito mais) estará presente neste final de semana no Park Hotel Morotin. Os ingressos ainda estão disponíveis e podem ser adquiridos através do link www.sympla.com.br/simposio-interdisciplinar-farroupilha-2019__615094.  Eu estarei lá e convido ao leitor da coluna que também compareça. Vamos conversar sobre liberdade e identificar os rumos para o presente e o futuro da atual e das próximas gerações. A liberdade derruba muros e preconceitos. Constrói ideias e desenvolvimento. Tenho certeza que o SIF 2019 não decepcionará.

 (*) GIUSEPPE RIESGO é Deputado Estadual, que cumpre seu primeiro mandato pelo Partido NOVO. Ele escreve no site todas as quintas-feiras.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo