EducaçãoUFSM

EDUCAÇÃO. Destaque para a UFSM, 10º instituição brasileira a ostentar mais cursos com “cinco estrelas”

Por MARIANA HENRIQUES, da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor da UFSM

De acordo com ranking publicado pelo Guia da Faculdade, desenvolvido pelo jornal O Estado de São Paulo, a Universidade Federal de Santa Maria é a 10ª instituição brasileira com mais cursos 5 estrelas (na tabela ao lado).

Foram oito os cursos de graduação da UFSM que obtiveram pontuação máxima segundo a avaliação: Agronomia, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia Elétrica, Fisioterapia, Geografia (licenciatura e bacharelado) e Medicina Veterinária, do Campus Sede; e o curso de Enfermagem, do Campus Palmeira das Missões. Estes cursos foram os mais bem avaliados da instituição, recebendo cinco estrelas e o conceito “excelente”.

Ao todo, foram avaliados 11.921 cursos, em mais de duas mil faculdades e universidades do país. Desses, menos de 2% dos cursos conquistaram a pontuação máxima. Na UFSM, outros 43 cursos receberam 4 estrelas, sendo considerados, de acordo com a avaliação do ranking, como “muito bons”.

AVALIAÇÃO

Para analisar os cursos, o Guia da Faculdade utiliza a metodologia de avaliação por pares. Nesse processo, avalia instituições de ensino superior (universidades, centros universitários, faculdades e institutos) cadastradas no Ministério da Educação e que já possuem ao menos uma turma com alunos formados.

Os indicadores utilizados referem-se a três eixos principais: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. A partir daí, cada curso recebe notas de 1 a 5. O resultado da média entre a pontuação é transformado em estrelas, de acordo com os seguintes conceitos de qualidade:

5 estrelas (excelente)

4 estrelas (muito bom)

3 estrelas (bom)

Não-estrelado

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo