DestaquePolítica

POLÍTICA. Deputadas e militante do PSol acionam PGR contra projeto aprovado pela Câmara de SM

Proposta chamada de “antiaborto legal” indignou as parlamentares psolistas

Em determinado momento da sessão de terça, a BM e a Guarda Municipal retiraram os ativistas contra a proposta (Foto Reprodução)

Com informações e texto da Assessoria de Imprensa do PSol-RS

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) acionou, nesta quarta-feira (13) a Procuradoria Geral da República para que tome providências quanto ao Projeto de Lei aprovado na Câmara de Santa Maria que obriga vítimas de abuso sexual que procurarem  serviços de saúde para interrupção de gestação decorrente desta violência a realizar ultrassonografia e, assim, ouvir os batimentos cardíacos do nascituro. Também assinam o ofício a deputada estadual Luciana Genro (PSOL-RS) e a secretária de Mulheres do PSOL Santa Maria, Alice Carvalho.

Aprovado pela Câmara de Santa Maria na noite do dia 12 de dezembro, o Projeto de Lei nº 9.647/2023, de autoria da Vereadora Roberta Pereira Leitão (Progressistas), traz, no artigo 2º da proposição, um “ataque frontal ao direito ao abortamento legal das mulheres, ataque aos direitos sexuais e reprodutivos, revitimização de vítimas de violência sexual e potencial de gerar violação de direitos humanos de milhares de pessoas.”

“Este é um projeto claramente inconstitucional, viola os direitos fundamentais das mulheres e juridicamente não para em pé. É preciso fazer uma luta para evitar que a tortura contra mulheres vítimas de estupro seja chancelada por meio da legislação”, alerta Fernanda Melchionna.

A Procuradoria Jurídica Legislativa da Câmara de Santa Maria, em parecer emitido em 29/08, já havia se manifestado contrária à tramitação do PL 9647/2023.

Além de endereçado à PGR, o ofício assinado por Fernanda, Luciana e Alice também foi encaminhado para a Defensoria Pública da União e Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul.

Mateus Ferreira, do Diario, fez as imagens publicadas no YouTube do jornal, e que você vê abaixo

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Antes de acionar a maquina ainda deveriam esperar o tramite, sanção ou não pelo alcaide. Alas, balburdia é ataque ao funcionamento do Parlamento feito pelos ‘defensores da democracia’. Caso seja permitido a censura previa do legislativo como fica?

  2. Se lembro bem a competencia é estadual. PSOL não está preocupado com movimentar somente aquela, tem que movimentar a federal e gastar recursos publicos para fazer barulho eleitoral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo