ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. SM e a revolução de 30, a calmaria

Isso é história!

1930, 4 de outubro – As manifestações de júbilo continuam noite a dentro.

Estava finda a jornada em Santa Maria, sem uma gota de sangue, ao passo que em outras cidades a vitória custara vidas e lágrimas.

Ainda uma vez a cidade ficou a dever uma grande dívida de gratidão ao bravo cel. Aníbal Garcia Barão, que hoje repousa quase anônimo em singelo túmulo no Cemitério Municipal, ao valoroso 1° R.C. e, talvez, também, ao gal. Fernando Medeiros, que, sabendo do movimento em preparativos e da possibilidade da sua prisão, não se deixou ficar entre os seus comandados, para que o fossem prender lá.

Ou foi traído pela demasiada confiança em que a ousadia dos revolucionários não chegaria a tanto, ou quis ser fiel ao seu dever, mas sem o sacrifício de vidas. Se esta hipótese foi a verdadeira, então está a razão com joão Belém, quando escreve que ao gal. Fernando Medeiros se deve o não ter havido derramamento de sangue em Santa Maria, ao eclodir a Revolução de 30.”

(Do volume 1 – 1877-1930 do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria…”, de Romeu Beltrão, editado em 1958)

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo