Eleições 2020

PARTIDOS. Congresso Estadual do PSDB prepara lideranças para as eleições municipais de 2020

Evento tucano ocorreu sábado, em Porto Alegre. Prefeito Jorge Pozzobom marcou presença. Foto Divulgação

Por Bethânia Haas Loblein e Luís Gustavo Machado / PSDB/RS

As boas práticas no âmbito da gestão pública por parte dos tucanos mobilizaram centenas de filiados, lideranças regionais, parlamentares e gestores do partido no Rio Grande do Sul, neste sábado (23), no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Durante o Congresso Estadual do PSDB Gaúcho, as experiências bem-sucedidas nas administrações municipais do partido, em especial das cidades mais populosas, como Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria e Novo Hamburgo, foram destacadas.

O governador Eduardo Leite expôs as razões das reformas apresentadas pelo governo do Estado para superação da crise financeira estrutural vivida. As boas práticas tucanas foram complementadas por painéis que trataram da formação de pré-candidatos para as eleições 2020 em áreas estratégicas, como comunicação, assessoramento jurídico e financeiro das campanhas eleitorais.

De acordo com o governador, um Estado não vive do passado. Eduardo Leite enfatizou que se não for feito nada no presente o Rio Grande do Sul vai envelhecer na pobreza. “Precisamos pensar no futuro e trabalhar para gerar riqueza, dar perspectivas a todos os gaúchos ao encontrar novos caminhos. Passadas as reformas, o Estado deixará de ser conhecido por seus problemas”, disse. A ex-governadora Yeda Crusius, presente no evento, foi citada por Eduardo Leite, como referência, por ter iniciado o processo de ajuste fiscal, interrompido pelo governo petista de Tarso Genro.

Eduardo Leite enfatizou que as reformas visam favorecer quem ganha menos, defendendo as mudanças para promover transformações na vida das pessoas, dar dignidade e perspectivas de futuro aos servidores, além de retomar a capacidade de investimentos do Estado. “Foi pensando nisso que formulamos as propostas encaminhadas ao Parlamento. É para essas pessoas que fizemos concessões, para aumentar o ganho de quem tem mais gastos e menores salários, sem esquecer medidas para reduzir a burocracia e auxiliar quem empreende e gera empregos”, concluiu.

O presidente nacional do Instituto Teotônio Vilela, deputado Pedro Cunha Lima, fez uma reflexão sobre como a democracia tem se manifestado no país, destacando a falta de diálogo e a intolerância no debate político. “Analise a maneira como a democracia tem se manifestado, o radicalismo. Não existe glória ao massacrar seu adversário. Todos ganham quando há debate, quando escutamos o outro, e é possível construir a capacidade de cooperação”, defendeu. Ao falar de sua atuação no Congresso Nacional, o deputado destacou a necessidade de mais investimentos na formação das crianças. “Se eu pudesse mudar uma coisa no Brasil seria a distribuição federativa para a Educação infantil, que hoje fica com o ente que tem menos recursos e mais responsabilidade: municípios”, ressaltou.

Cunha Lima falou sobre a importância da participação dos filiados nos eventos do partido, visando a formação de novas lideranças e motivando para que essas participem do processo eleitoral, se candidatando. “Queremos capacitar nossos candidatos para que esses possam contribuir com projetos voltados à melhoria da qualidade de vida das comunidades”, salientou.

O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, disse que é importante entender que cada pleito eleitoral traz sua história, seu momento. “Vamos motivar e trabalhar para as eleições do próximo ano, fortalecer o PSDB. Não queremos apenas ganhar eleições, buscamos melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”, destacou. O dirigente tucano destacou a importância do Congresso Político Nacional do PSDB, programado para ocorrer no dia 7 de dezembro, em Brasília, para dialogar e oferecer caminhos que atendam às demandas atuais da sociedade.

Para o presidente do PSDB do Rio Grande do Sul, deputado Mateus Wesp, os tucanos devem se espelhar nas lideranças que construíram a história do PSDB e buscar nas gestões do partido boas práticas para responder às demandas da sociedade. “O PSDB deve estar aberto ao diálogo e o Congresso Estadual do partido oferece espaço para isso”, sugeriu.

Wesp afirmou que o PSDB respeita a pluralidade democrática, possibilitando o debate de ideias antagônicas entre agentes do mesmo partido, tendo em vista que nasceu da convergência de diferentes doutrinas políticas. “Estamos num partido que proporciona o diálogo entre pensamentos opostos, algo tão difícil de se estabelecer nos dias de hoje na política brasileira. A possibilidade de construção de um projeto voltado ao bem comum entre pessoas que pensam diferente não deve ser vista como uma fraqueza, mas sim como virtude”, concluiu.

Mediados pela deputada estadual Zilá Breitenbach, os prefeitos das cidades mais populosas administradas pelo PSDB tiveram a oportunidade de compartilhar suas boas práticas. A prefeita Paula Marcarenhas, de Pelotas, apresentou o programa que está reduzindo os índices de violência município. O prefeito Jorge Pozzobom, de Santa Maria, citou diversos projetos, dando ênfase a alteração do plano diretor da cidade, que passou a facilitar o empreendedorismo e dar mais qualidade de vida ao cidadão. A prefeita Fátima Daudt, de Novo Hamburgo, realizou em dois anos de mandato o que as administrações anteriores não fizeram em oito anos, destacando a necessidade dos gestores terem coragem para promoverem as mudanças necessárias.

No período da tarde dois painéis técnicos focaram na preparação de pré-candidatos a vereador e a prefeito. O primeiro, mediado pelo deputado federal Daniel Trzeciak, abordou técnicas de comunicação, com a participação das jornalistas Tânia Moreira (secretária estadual de Comunicação) e Soraia Hanna e do publicitário Zeca Honorato. O segundo, mediado pelo deputado estadual Luiz Henrique Viana, tratou de questões jurídicas e contábeis, com a presença de Caetano Lo Pumo e Guilherme Sturm.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Os legitimos representantes do pacote do governador ( seu lider maior aqui no estado ), cuidado com o calote que levamos aqui em santa maria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo