Reeleição (2). Grandes eleitores, governadores dão uma boa mão à trinca Lula, Serra e Aécio
Apenas três dos 27 governadores de Estado e do Distrito Federal se posicionam favoravelmente à continuação do instituto da reeleição para a Presidência da República e ao mandato de quatro anos. Resumindo: são os patinhos feios, entre seus pares, por irem contra a idéia que domina a mente de Luiz Inácio Lula da Silva, Aécio Neves e José Serra (como você leu na nota imediatamente anterior a esta).
Entre os que são contra a idéia de acabar com a reeleição e, ao mesmo tempo, aumentar de quatro para cinco anos o mandato do Presidente se encontra a governadora gaúcha Yeda Crusius. Ela não sabe, mas pode estar se metendo em encrenca, no seu próprio partido. Se bem que não é solitária na posição: o também tucano Ottomar Pinto, de Roraima, pensa da mesma forma. Fecha o grupo o brasiliense José Roberto Arruda, solitário governador do DEM.
O fato é que já existe proposta de emenda constitucional que cabe direitinho no interesse de Lula, Aécio e Serra. É patrocinado pelo deputado baiano Jutahy Magalhães Júnior, do PSDB. E que tende, se avançar, a ser apoiado pelo menos pelo PT, conforme decisão tomada neste fim de semana, em reunião do diretório nacional petista.
O levantamento que mostra a opinião dos governadores, que normalmente têm influência sobre as bancadas estaduais (talvez não seja o caso do Rio Grande do Sul), foi feito em reportagem do G1, o portal de notícias da Globo (veja, no final deste texto, as sugestões de leitura). E que mostra, basicamente, o poder de convencimento das principais lideranças, que não estão nem aí, na verdade, para o que é importante neste país.
É o que penso. É o que digo. É o que escrevo. E ponto. Nada de Plano de Aceleração de Desenvolvimento (PAC). Nada de plano para a educação, ou para a saúde, ou para a segurana. E nadica de nada para uma reforminha política, pequenininha, miniminha, decentezinha.Nada disso. O que importa é acabar com a reeleição e aumentar o mandato do Presidente. Esse é o grande problema da nação. O resto é bobagem. Argh.
SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a reportagem Governadores: maioria quer fim da reeleição, de Amauri Arrais e Maria Angélica Oliveira, do G1, o portal de notícia da Globo.
Se você ainda não sabe a opinião desta (nem sempre) humilde página de internet, clique aqui e leia a nota Presidência. Não tem valor algum, mas este site é favorável a mandato de 4 anos com reeleição, que publiquei há uma semana.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.