SAÚDE. Nova etapa da campanha de vacinação contra o sarampo começará na segunda-feira (18) nas UBSs

SAÚDE. Nova etapa da campanha de vacinação contra o sarampo começará na segunda-feira (18) nas UBSs

SAÚDE. Nova etapa da campanha de vacinação contra o sarampo começará na segunda-feira (18) nas UBSs - sarampo

Iniciativa é destinada a pessoas de 20 a 49 anos que não possuam comprovação de vacina. Foto Prefeitura / Arquivo

Por Manuela Vasconcellos / Prefeitura de Santa Maria

O Ministério da Saúde, juntamente com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, realiza, neste ano, a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. A partir desta segunda-feira (18), pessoas de 20 a 29 anos que não possuam comprovação de duas doses da vacina e pessoas de 30 a 49 anos que não possuam comprovação de uma dose da vacina contra o sarampo devem procurar qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) para a verificação da caderneta.

Trata-se de uma estratégia diferenciada para interromper a circulação do vírus do sarampo no país. Assim, a atualização da caderneta de vacina está sendo realizada de forma seletiva. A primeira etapa, destinada a crianças de 6 meses a menores de 5 anos, ocorreu em outubro. Esse público que não recebeu a vacina na primeira fase pode procurar uma UBS e receber a dose. Em Santa Maria, a estimativa de adultos não vacinados contra o sarampo com idade entre 20 e 29 anos é de cerca de 43 mil. A meta é chegar a 95% desse total.

Esses públicos foram priorizados porque estão entre os mais acometidos e com maior incidência da doença nos surtos registrados em 2019. Em crianças menores de 5 anos, os registros de internações são em maior número e apresentam alto risco de desenvolver complicações, como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo. A Secretaria de Saúde reforça que não registrou nenhuma notificação de sarampo neste ano em Santa Maria. Para as pessoas de até 49 anos, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza as doses gratuitamente também nas unidades.

Calendário
Para pessoas de 20 a 29 anos sem comprovação de duas doses da vacina e para pessoas de 30 a 49 anos sem comprovação de uma dose da vacina, além de profissionais da saúde, independentemente da idade e sem comprovação de duas doses da vacina.
– De 18 a 30 de novembro
Horários conforme as Salas de Vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
– 30 de novembro
Dia D, das 8h às 17h, nas Salas de Vacina das UBSs



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *