Câmara de VereadoresPolíticaPrefeitura

CÂMARA. Oposição volta a ser maioria, com 11 edis. Quem mudou de lugar é a edil pedetista Luci Duartes

Carlos Lupi assina documento que orienta posicionamento partidário da dil Luci Duartes. Na prática, o PDT ordena que ela seja oposição

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Divulgação), da Equipe do Site

O governo de Jorge Pozzobom (PSDB) não tem mais maioria na Câmara de Vereadores de Santa Maria. A vereadora Luci Duartes – Tia da Moto (PDT), que fazia parte da base do tucano no Legislativo está prestes a anunciar, oficialmente, sua saída do governo. Desta forma, a situação passa a contar com 10 edis na Casa contra 11 da oposição.

Na segunda-feira (2), em Porto Alegre, Luci participou de uma decisiva reunião do partido com a presença do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e também do presidente municipal, Marcelo Bisogno. Na ocasião, segundo revelou uma fonte do site, Lupi assinou dois documentos de interesse do pedetismo local.

Um deles é referente a duas pesquisas que serão realizadas no Município para o pleito municipal, uma ainda no fim deste ano e outra no primeiro semestre de 2020. Segundo a fonte, Lupi quer ter os dados em mãos antes de visitar a cidade com Ciro Gomes no próximo ano, uma vez que a Santa Maria virou uma das prioridades para o PDT na próxima eleição.

O outro documento assinado pelo presidente nacional ordena como deverá ser o posicionamento partidário de Luci, que resguarda a parlamentar e orienta sua votação contra o governo tucano na eleição da Mesa Diretora, em 31 de dezembro.

Oficialmente, tanto a oposição quanto à própria vereadora não confirmam a informação. Mas nem precisam, os sinais são evidentes.

“Lembra o que te disse quando tu me entrevistou na Feisma? Então, é o que vai acontecer”, comentou Luci. Na ocasião citada, ela disse que seguiria a orientação do partido em relação à eleição da Mesa Diretora (AQUI).

Alinhados

Na sessão de terça-feira (3), Luci votou com a oposição contra projeto do Executivo que autorizava abertura de crédito adicional especial no Orçamento no valor de R$ 35 mil. O placar foi 11 a 9.

Questionado pelo Site se a oposição já conta com 11 vereadores, Alexandre Vargas (Republicanos), um dos líderes do grupo, abriu um sorriso.

“Olha, trabalhamos para isso acontecer. Prevemos que até quatro vereadores do governo venham para o nosso lado”, relata.

A oposição, inclusive, já estuda alguns nomes para concorrer à presidência.

“Creio que Adelar Vargas (MDB) seja um candidato natural, pois ele concorreu na última eleição e perdeu. Temos também o Daniel Diniz (PT) que é uma liderança forte e que pode muito bem assumir a presidência. Porém, não está descartado que algum vereador ou vereadora que venha agora da base do governo concorrera à presidência com o nosso aval”, relata Alexandre Vargas.

Reeleição

Embora o cenário futuro não aparente ser o ideal, a atual presidente da Câmara, Cida Brizola (PP), cogita concorrer à eleição no Parlamento.

“Estamos analisando, o pessoal está pedindo”, confirma a progressista.

Ano passado, Cida venceu a eleição por 11 votos a 10. Na ocasião, Leopoldo Ochulaki – Alemão do Gás (PSB) trocou de lado garantido tanto a vitória do governo quanto um punhado de cargos na Mesa Diretora e na Administração Municipal.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Bisogno e Tia da Moto encontrando-se com um dos vice-presidentes da Internacional Socialista? Chique. Diacho é se livrar da pecha de puxadinho do PT. Alás, como ficou aquela história dos horários, MP tocou adiante?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo