PrefeituraSanta MariaSaúde

INFECÇÃO. Escola Infantil vistoriada. 128 procuram unidades de saúde. Confira mais sobre provável surto

Vigilância em Saúde realizou inspeção na Escola de Educação Infantil do SESI, de onde são oriundas as duas crianças que morreram

Por MAURICIO ARAUJO (texto) e ARIÉLI ZIEGLER (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A Prefeitura de Santa Maria de continuidade, nesta quinta-feira (26), sobre um provável surto de infecção intestinal na cidade. Nesta manhã, a Vigilância em Saúde do Município fez uma vistoria na Escola de Educação Infantil do SESI, no Bairro Patronato. Ainda, o Poder Executivo montou um Gabinete de Crise para avaliar, identificar e investigar todos os casos.

Destaca-se que a investigação na escola está sendo feita, já que, para identificar o que causou o provável surto, é preciso estabelecer relações entre as vítimas. Assim, dos cinco casos graves diagnosticados preliminarmente: duas crianças que estudavam no SESI – de 4 e 5 anos – foram a óbito; uma mulher segue internada no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital de Caridade; e duas crianças que manifestaram os sintomas já receberam tratamento adequado e estão bem.

Durante a manhã, os profissionais da Prefeitura inspecionaram as salas de aula e a cozinha da Escola do SESI. A instituição de ensino está com o Alvará Sanitário em dia e se colocou à disposição para entregar às autoridades os controles necessários, como laudos da caixa d’água e de fornecedores de alimentos. Ainda, uma equipe do Vigiágua, da Secretaria Municipal de Saúde, esteve na escola e coletou amostras de água nos pontos de armazenamento.

O Prefeito Jorge Pozzobom acompanhou a vistoria da Vigilância em Saúde na Escola do SESI. Posteriormente, o chefe do Executivo viajou para Porto Alegre. (Confira linques no final deste texto, com informações específicas sobre isso)

“Estamos trabalhando de forma intensa, séria e responsável. Sabemos da importância do diagnóstico e dos cuidados que todos devem ter nos próximos dias. A Prefeitura reitera o comprometimento com a população e a solidariedade com as famílias das vítimas”, disse o prefeito Jorge Pozzobom.

PROTOCOLO DA SAÚDE A SER SEGUIDO

Para garantir e preservar a saúde da população, o Gabinete de Crise montou novos protocolos, que devem ser respeitados por todas as unidades de pronto-atendimentos (PAs), tanto da rede pública quanto da privada. Dessa forma, todas as pessoas que entrarem nos PAs com dores abdominais e diarreia devem ter coletadas amostras de sangue e fezes para análise laboratorial. O profissional faz o diagnóstico clínico. Sintomas de dores abdominais e diarreia aguda devem passar por coleta de sangue e fezes, começar hidratação venosa e ficar em observação. Persistindo os sintomas, é preciso começar tratamento com antibiótico específico. Todos os casos devem ser notificados à Secretaria de Município de Saúde.

Destaca-se a importância do diagnóstico clínico, já que, nesta época do ano, são comuns dores abdominais, diarreia e vomito. Por isso, todos devem procurar atendimento, pois somente o profissional vai conseguir definir o que são casos comuns e casos infecciosos graves.

“Neste momento, o trabalho da Prefeitura de Santa Maria está concentrado em duas frentes: investigar o que ocasionou o provável surto de infecção intestinal e orientar a população sobre as medidas a serem tomadas”, destacou o secretário de Saúde do Município, Francisco Harrisson.

ATENDIMENTOS NAS ÚLTIMAS 24 HORAS

Nas últimas 24 horas, 128 pessoas procuraram a Rede Municipal de Saúde. Todas passaram pelos procedimentos padrão adotados, que são coleta de sangue e de fezes. De 86 crianças que deram entrada dos pronto-atendimentos, 2 ficaram em observação no Pronto-Atendimento do Patronato por terem apresentado desidratação mais aguda. Uma idosa também precisou receber hidratação e ficou em observação na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA). No entanto, nenhum dos casos é considerado grave.

– Unidade de Pronto-Atendimento (UPA): 28 entradas (19 crianças e 9 adultos; 1 idosa ficou em observação)

– Pronto-Atendimento Ruben Noal: 12 entradas (todos adultos e nenhum em observação)

– Pronto-Atendimento Municipal do Patronato: 88 entradas (67 crianças e 21 adultos, sendo que 4 adultos e 27 crianças foram hidratadas e, dessas, 2 crianças seguem em observação)

CONFIRA ABAIXO MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PROVÁVEL SURTO

– 5 casos graves diagnosticados preliminarmente: duas crianças – de 4 e 5 anos – foram a óbito; uma mulher segue internada no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital de Caridade; e duas crianças que manifestaram os sintomas já receberam tratamento adequado e estão bem;

– 128 pessoas procuraram a Rede Municipal de Saúde nas últimas 24 horas: 2 crianças e uma idosa ficaram em observação. Nenhum desses casos é considerado grave;

– A Prefeitura de Santa Maria montou um Gabinete de Crise. Dessa forma, a Vigilância em Saúde tomou as seguintes medidas: foram acompanhados os processos de confirmação laboratorial sobre os casos, foram identificadas as pessoas expostas, foi reforçado o sistema de informação para detecção precoce de casos e foram tomadas as precauções necessárias;

– Nesta quinta-feira (26), a equipe da Vigilância em Saúde fez uma investigação in loco na Escola de Educação Infantil do SESI, já que há relação entre as vítimas (não, necessariamente, a escola seja a contaminadora do provável surto);

– A Prefeitura de Santa Maria já acionou todos hospitais de Pronto-Atendimentos (PAs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Estratégias Saúde da Família (ESFs), entre outras instituições ligadas à Saúde, tanto públicas ou privadas, sobre os casos. Ressalta-se a importância de tomar precauções, como: TODAS as pessoas que manifestarem dores abdominais e diarreia devem procurar, imediatamente, um pronto-atendimento (as equipes médicas já estão orientadas de como proceder);

– Nesta época do ano, é normal os sintomas de dores abdominais e diarreia. No entanto, reforça-se a importância de procurar os pronto-atendimentos;

– Não há constatação sobre casos de meningite, como circularam informações falsas pela cidade;

– Até o momento, não há nenhuma evidência que relacione a transmissão do provável surto com a rede de abastecimento de água;

– Destaca-se orientações sobre higiene básica: lavar as mãos, desinfetar os objetos, lavar bem locais que possam ter fezes de crianças, entre outras formas;

– A Prefeitura de Santa Maria informará sobre a situação atual do provável surto pelos seus canais oficiais

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

LEIA TAMBÉM:

Estado garante apoio nos casos de infecção intestinal em Santa Maria”, da Assessoria de Imprensa do Palácio Piratini, com texto de Vanessa Kannenberg (AQUI)

Prefeitura garante aumento de cotas de exames para investigar provável surto de infecção intestinal”, da Assessoria de Imprensa da Prefeitura, em texto de Maurício Araujo – com informações da Assessoria do Palácio Piratini (AQUI)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo