Destaque

RANKING. Quem são os 10 políticos de Sta Maria mais populares no Facebook? Dica: dois vão te surpreender

Entre os dez políticos acima, apenas três deles já conquistaram mais de 1 milhão de interações em suas fanpages este ano. Fotos Facebook / Arte Maiquel Rosauro

Por Maiquel Rosauro

Para produzir as matérias que você lê diariamente aqui no Site, parte do trabalho consiste em monitorar as redes sociais de políticos, instituições, partidos e grupos locais com diferentes ideologias. Em especial, são acompanhados todos os dias postagens de 67 fanpages de lideranças locais que vão da extrema esquerda à extrema direita. Dentre essas quase 70 páginas no Facebook, algumas se destacam por provocarem milhões de interações durante o ano.

Você pode estar se perguntando agora qual é o político mais popular de Santa Maria no Facebook. E se você apostou no deputado federal Paulo Pimenta (PT), você errou. Aliás, nas três primeiras posições, dois nomes vão te surpreender.

Quem mais mobilizou usuários da rede social este ano é o ex-candidato a vereador pelo PT, Luiz Henrique Santos – Barbudinho (PDT). Entre 1º de janeiro e 7 de dezembro, suas postagens alcançaram 11,20 milhões de interações, entre curtidas, comentários e compartilhamentos, conforme mensuração da ferramenta CrowdTangle.

Barbudinho ganhou fama nacional em 4 de março de 2016, dia que ocorreu a condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Enquanto uma repórter da Globo News entrava ao vivo, em Brasília, para falar sobre o assunto, o rapaz interrompeu a jornalista segurando uma folha onde se lia “Mansão dos Marinho Paraty”.

À época, ele atuava como assessor de Pimenta, em Brasília. Em outubro daquele ano, concorreu a vereador e conquistou 1.236 votos, ficando como terceiro suplente do partido.

Em setembro de 2017, Barbudinho deixou o PT e filiou-se ao PDT. Hoje, aos 28 anos de idade, ele atua como assessor do deputado federal e presidente do PDT/RS, Pompeo de Mattos. O sucesso nas redes sociais o tornou referência na legenda, atuando inclusive na campanha do ex-candidato à presidência da República, Ciro Gomes.

“Fui um dos responsáveis no pleito passado pela estratégia de mídia digital da campanha indireta do Ciro, ou seja, de toda a rede de apoio à campanha presidencial. No segundo turno, fui um dos poucos que assumiu a bandeira de Haddad contra Bolsonaro“, comenta o jovem.

A fanpage de Barbudinho possui 308.084 curtidas. Nesse quesito, está atrás apenas do segundo colocado em interações, o seu ex-chefe, Paulo Pimenta, cuja página possui 399.010 curtidas. No período analisado pelo Site, o petista conquistou 8,24 milhões de interações na rede social.

Ano passado, Pimenta foi reeleito para seu quarto mandato no Congresso Federal com 133.086 votos, sendo 26.297 em Santa Maria.

O conteúdo da página de Pimenta reflete sua atuação em nível nacional, com temas que interessam a milhões de brasileiros. E, assim como Barbudinho, o petista também investe em seguidas críticas ao governo Bolsonaro.

Fechando o top 3, está a ex-candidata a deputada federal pelo PSL, Tatiane Marques. Sua fanpage possui 26.384 curtidas e suas postagens, este ano, já renderam 1,33 milhão de interações. Ano passado, ela conquistou 5.138 votos na corrida eleitoral, sendo 2.835 em Santa Maria.

Nos últimos meses, ela raramente produz conteúdo original para sua página. Mas quase que diariamente reproduz publicações com pautas da direita ou com críticas à esquerda.

Na quarta posição está o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), com 149.657 interações. Ele é seguido pelo prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), com 132.180. Na sexta posição aparece o vereador Luciano Guerra (PT), com 108.193.

O vereador Valdir Oliveira (PT) está na sétima posição, seguido pelo deputado estadual Giuseppe Riesgo (Novo). Em nono está Beto Fantinel (MDB), assessor no Ministério da Cidadania. Fechando o top 10, mais um petista, o vereador Daniel Diniz.

Na imagem abaixo, a listagem com os dez políticos mais populares de Santa Maria, no Facebook, em 2019.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Algum dinheiro este barbudo deve estar ganhando. Anda de camionete zero km e já tem gente trabalhando pra ele sobre 2020… Melhor coisa que esse cara fez foi sair do PT. Tenho boa impressão do rapaz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo