EducaçãoJudiciárioUFSM

VESTIBULAR. A versão da UFSM para a audiência conciliatória. “Decisão não foi precipitada”, diz o reitor

No encontro de sexta-feira, na Justiça Federal, nada de acordo. UFSM manteve sua posição
No encontro de sexta-feira, na Justiça Federal, nada de acordo. UFSM manteve sua posição

De pronto, o editor já coloca à disposição o espaço para o contraponto – se este for o desejo, por exemplo, de quem defende a ideia de que o vestibular deveria ser mantido, pela UFSM, pelo menos agora, em 2014.  Afinal, o que você lerá a seguir é a versão da comunicação da Universidade para o encontro havido na manhã de sexta-feira, na Justiça Federal. Logo, é evidente o viés de defesa da decisão de acabar com o vestibular imediatamente, tomada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), no dia 22 de maio.

O material, disponível no sítio da UFSM desde a noite de sexta-feira, tem a assinatura de Mariangela Recchia Correa, da assessoria de imprensa do Gabinete do Reitor. A foto não está creditada. Acompanhe:

UFSM defende manutenção de decisão do Cepe sobre o fim do vestibular

A sala de audiências da 3ª Vara Federal de Santa Maria ficou pequena para acomodar as partes envolvidas na discussão sobre a adesão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) ao Sisu, na manhã de hoje (sexta, 13). De um lado, cinco entidades (USE, Cacism, CDL, Sindilojas e Sinduscon): quatro empresariais e uma estudantil, que contestam o prazo em que a adesão total ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi adotada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e sugeriam a manutenção do vestibular no final do ano. De outro, a instituição – que de forma tranquila e transparente – atendeu ao convite para a audiência de conciliação e foi expor seus argumentos sobre o porquê a alegação do empresariado é descabida.

Ao contrário das primeiras manifestações feitas através da mídia – de que haveria prejuízo financeiro às entidades com o fim do vestibular -, os empresários agora questionam o prazo em que a decisão de aderir ao Sisu como única forma de ingresso ao Ensino Superior foi tomada. “Estamos contestando a forma como a decisão foi tomada, não seu conteúdo”, tentou esclarecer João Marcos Adede y Castro, hoje advogado das entidades empresariais, ao afirmar que a decisão pegou todos de surpresa. O ex-promotor foi mais além e chegou a acusar a universidade de quebra do princípio de boa fé, de praticar uma gestão antidemocrática e, em um momento em que se mostrou exaltado, acusou a decisão do CEPE de incorrer em improbidade administrativa.

O Procurador Federal da UFSM, Rubem Corrêa da Rosa, elencou uma série de fatos que derrubam esse argumento. Em primeiro lugar, lembrou que o debate sobre a inclusão da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – como parte da nota do vestibular – iniciou há mais de 3 anos.

O argumento de que a decisão tomada pelo CEPE não foi precipitada foi reforçada pelo reitor Paulo Burmann. Ele relembrou que o site da Coperves já havia noticiado – em 29 de abril – que usaria a nota do Enem no processo seletivo 2015. “Não bastasse isso, vale reforçar que o Enem é compulsório. Todos os estudantes devem fazer. Portanto, não houve prejuízo algum para o estudante.” Afirma o reitor.

Em segundo lugar, o procurador ressaltou que a comunidade – dentro do que a lei permite – foi chamada para debater o assunto, assim que o tema entrou na pauta do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE), no mês de maio. A atual gestão promoveu quatro encontros públicos para apresentar e debater o que mudaria na instituição com a adesão ao Sisu. As datas, horários e locais foram divulgados pela coordenadoria de comunicação da UFSM. Os dois primeiros encontros ocorreram no dia 19 de maio, no Campus, em Camobi. Ambos foram transmitidos ao vivo pela…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. queridos!
    São às instituições privadas que devem se adequar ao à maneira que a seleção é feita, não o contrário.
    O Enem já era obrigatório para as pessoas que desejam fazer o vestibular, não há como entender o motivo que os estudantes "foram pegos de surpresa".
    o "adeva" dos Autores é malandro, só pode, acusar tal ato de improbidade administrativa é de muita má-fé!
    Se um monte de desvairados quer ficar em seus fantásticos mundos, que fique. O Enem é uma coisa criada por FHC e consolidada por Lula/Dilma, os três governantes viram com bons olhos o exame. A adaptação das Universidades (todas) Federais é mera questão de tempo.

  2. Chamar o reitor Burmann de petista é de uma ignorância jurássica. O reitor, até onde se sabe, é filiado ao PDT e, em outros tempos, até apoiou a candidatura Schirmer à prefeitura. Então, vão se informar antes de vir falar bobagens aqui.

  3. Para os desavisados: (1)o fato da COPERVES ter informado em seu site que usaria a nota do ENEM não significa nada; o que vale é o que consta no Edital do Concurso. (2) chamar a Comunidade as "pressas" e "sorrateiramente" para debater o que mudaria na instituição com a adesão do Sisu é subestimar a capacidade analítica da própria Comunidade "convidada" a participar das reuniões promovidas pela Reitoria.

  4. Difícil mesmo é lidar com a estupidez e a ignorância de alguns. Esse Juarez além de estúpido é burro. Meu deus, quando vamos melhorar a sociedade assim, com esse tipo de idiota. Garanto que tu é viuva da ditadura.Vai te informar cara.

  5. É DIFÍCIL LIDAR COM ESSA PTZADA….Antes da dita reunião ninguém sabia de nada, foram todos inclusive esse Reitor pegos de surpresa e agora ele desmoralizado pelo CEPE vem querer defender aquilo próprio que ele não imaginava que iria acontecer. Pq não foram transparentes um ano antes perante os cursinhos, aos alunos, as escolas? Quem está preparado para o ENEM? Pq gastar em cursinho específico ao vestibular se todos sabem que as provas diferem? Safados é
    que agem na surdina, marias que vão com as outras é que se agarram em argumentos passados…inescrupulosos e insensíveis são os que não querem admitir o prejuízo aos alunos e por fim como faz falta calçarem a sandália da humildade e reconhecer o erro e voltar atrás…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo