CidadaniaEducaçãoUFSM

“UFSM ABRAÇA”. Projeto promove ações para revitalização de escolas públicas de Santa Maria

Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena é beneficiada, pelo projeto, com a restauração do seu playground

Por ANA LAURA IWAI (com foto de Divulgação), da Agência de Notícias da UFSM

O projeto de extensão UFSM Abraça realiza ações de revitalização em escolas públicas do município. Foi desenvolvido pela professora Alice Kozakevicius, do Departamento de Matemática, no final de 2018 e neste ano passou a ser coordenado pela professora Claudia Candida Pansonato, do mesmo departamento. A realidade de várias escolas públicas, prejudicadas por fatores como falta de verba, número limitado do corpo docente, quantidade restrita de funcionários de apoio, e que acabam tendo obras mal-acabadas, espaços físicos deteriorados e falta de materiais, foi o que levou à idealização do projeto. O principal objetivo é promover uma integração da universidade com a comunidade, despertando sentimentos como empatia, respeito e gratidão nos acadêmicos participantes das ações solidárias.

Atualmente, o projeto conta com duas bolsistas: Isabel Cristina Frozza, estudante de Licenciatura em Matemática, e Silvianne Amaral da Silva, do Bacharelado em Matemática. As duas veem o projeto como uma experiência com muito impacto positivo e uma oportunidade de ter um maior contato com a realidade além da universidade. “É um ato de solidariedade. Mesmo sendo pouco o que fazemos, é uma oportunidade de retribuir a uma escola pública todo o aprendizado que um dia nos foi dado”, afirma Silvianne. O projeto também conta com o auxílio de voluntários, que podem ser de qualquer curso, e há a possibilidade de contabilizar as horas dedicadas a ele como Atividade Complementar de Graduação (ACG). O UFSM Abraça busca, futuramente, integrar as atividades da semana de recepção aos calouros com ações que juntam o aspecto lúdico do trote com solidariedade a espaços de formação básica dos futuros alunos ingressantes na universidade.

Escolas acolhidas – A primeira ação realizada pelo projeto foi na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena, no bairro Camobi, em dezembro de 2018. Os alunos passaram uma tarde revitalizando o playground, fazendo pinturas na praça de recreação, nos bancos e nos pilares, limpeza da quadra e dos banheiros, com o ideal de tornar o ambiente escolar mais agradável para os estudantes.

A segunda, realizada na mesma época, foi em prol da Escola Estadual Edna May Cardoso, também de Camobi. Uma sala que estava desativada há quase dois anos foi limpa, o portão da escola foi consertado, fios expostos foram isolados, para garantir a segurança dos alunos, através do auxílio do aluno Lucas Maziero, da Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. Na ocasião, a Escola de Educação Infantil Abelhinhas doou materiais e jogos para as crianças dessa escola pública.

No dia 5 de julho de 2019, o projeto UFSM Abraça realizou sua terceira ação, no Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac. Os voluntários plantaram cerca de 25 mudas de árvores frutíferas no pátio da escola, a fim de revitalizar um ambiente que antes não era ocupado. As mudas e substratos foram doados pelo Jardim Botânico da UFSM, em uma ação do Núcleo de Fruticultura Irrigada, e pela Floricultura Raddatz. As estacas de madeira foram cedidas pela Madeireira Boa Vista.

Os interessados em contribuir com o UFSM Abraça podem obter mais informações no site ufsm-abraca.appspot.com e na página do projeto no Facebook.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Muito ‘fofo’, mas universidade não é para isto. Se estivessem usando o tempo para reciclagem dos professores teria efeito melhor.
    Horas que deveriam ser gastas na formação, atividades complementares de graduação, utilizadas em manutenção de escolas é piada.
    Resumo: utilizam órgão público como base de uma ONG informal para gerar publicidade positiva para a instituição. O que cada um faz no tempo livre não é da conta de ninguém, mas este tipo de ‘confusão’ não tem nada de positivo..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo