Estado

ARTIGO. “Estamos dando fim a mais um elefante branco em Santa Maria”, diz prefeito Jorge Pozzobom

Um elefante branco a menos em Santa Maria

Por Jorge Pozzobom*

Ainda na campanha eleitoral de 2016, quando, em busca de uma solução mágica ou, talvez, de um projeto mirabolante, alguém me questionava sobre a criação de novos espaços na cidade, eu sempre respondia o seguinte: primeiro, nós vamos pegar aquilo que já existe e não funciona e fazer funcionar. Sei que é uma resposta que não empolga muito, mas é uma declaração (e, acima de tudo, uma atitude) responsável.

Afinal é o mínimo que se espera de um gestor, de quem tem como missão gerir bem os recursos públicos, o dinheiro dos cidadãos. Na manhã desta terça-feira, realizaremos um ato para marcar o início da quarta e decisiva etapa da obra de construção do Centro de Eventos. Um momento que, sim, merece um ato, afinal, estamos dando fim a mais um elefante branco em Santa Maria.

A construção do Centro de Eventos junto ao Centro Desportivo Municipal (CDM) começou há quase 13 anos, lá em 2007. Um projeto que gerou muita discussão à época, e, que, confesso, se fosse eu o prefeito, não tenho certeza que substituiria uma área de lazer na região central da cidade por um prédio, mas, enfim, o que importa agora é que a obra começou. E ela precisa ser finalizada. A construção do prédio do Centro de Eventos está parada desde 2013, e já consumiu mais de R$ 15 milhões de recursos públicos. Por isso, com muito esforço e dedicação, superando inúmeros entraves burocráticos, conseguimos fazer avançar a licitação da quarta etapa, que teve como vencedora a empresa Bragagnolo Construção Civil Ltda, de Erechim. Nos próximos dez meses, o prédio receberá escada interna, acabamentos, colocação de janelas e de vidros, impermeabilização de alvenarias, revestimentos, rebocos, além de instalação de equipamentos no térreo para preparação do Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI).

Faço questão de dizer que esta é uma etapa decisiva para a conclusão do Centro de Eventos, porque ela dará as condições de segurança para que o prédio seja ocupado. Isso é importantíssimo. Além de respeitar os milhões de reais de recursos públicos já investidos ali, estamos respeitando a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (CACISM) e todo o trabalho dessa entidade centenária, que faz tanto pela nossa cidade. Esperamos, que, já na próxima edição, a FEISMA seja realizada nas dependências do Centro de Eventos. E, assim, mais um elefante branco ficará para trás. Assim como o prédio da antiga USE, na Rua do Acampamento, que dará lugar à nova sede do SESC, e como o “condenado”, na Rio Branco, que iremos entregar à iniciativa privada. Com responsabilidade e criatividade, buscando soluções para problemas históricos de Santa Maria.

*Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Ele escreve no site às terças-feiras.

Observação: A foto que ilustra este artigo é de João Alves / Prefeitura de Santa Maria.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Elefante branco da Rio Branco vai para a iniciativa privada se encontrar interessados. Alás, tinha candidato que na ultima eleição dizia que o ‘aluga-se’ e o ‘vende-se’ era a rede que mais expandia na cidade. Alás, desenvolvimento econômico da cidade tem que deixar de ser uma lista de desejos e virar algo mais condizente com a realidade e factível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo