Arquivo

Crise no Piratini. Governo Yeda flerta com o DEM. E conta com dissidências no pedetismo

A governadora Yeda Crusius, através de seus “luas pretas” (para saber quem são clique aqui) que atuam diretamente com ela, no Palácio Piratini, está desde a noite de segunda-feira fazendo contatos com os deputados do PFL, aliás, DEM. Quer garantir os votos dos integrantes do partido do seu vice, Paulo Feijó, que se mantém cada vez mais distante do governo, segundo suas próprias palavras, desferidas no Fórum da Liberdade, que aconteceu entre ontem e anteontem, na capital gaúcha.

 

O avanço do governo sobre os “demistas” faz sentido. Afinal, são três parlamentares que, mesmo fora da administração, ainda fazem formalmente parte dele. O que não está escrito é que, se contar com os três (Marquinho Lang, Paulo Borges e José Sperotto), terá reconstituída uma forte base de apoio parlamentar. Inclusive porque, imagina, poderá ter o reforço de deputados do PDT, Rossano Gonçalves especialmente, que não ficaram lá muito satisfeitos com a decisão do partido, que quer se afastar do Palácio Piratini.

 

A propósito, há quem duvide que todos os ocupantes de cargos de confiança, e há uma boa meia dúzia deles, em funções relevantes do governo, se afastem efetivamente. Já ouvi ontem, inclusive, uma declaração segundo a qual há os que vão esperar a nomeação do substituto, para então sair. Correm o “risco” de permanecer nos cargos, se ninguém for chancelado oficialmente pela governadora.

 

O certo é que, embora tenha sido de goleada (126 a 36) e tenha havido participação maciça dos integrantes do Diretório Estadual do PDT, há muito pedetista importante que não assimilou a decisão. E pode roer a corda – se não acontecer (há quem duvide que ocorra) uma intervenção firme da direção pedetista. É com isso, a adesão informal de integrantes do PDT, entre outros fatores, que pode contar a governadora. Talvez mais até do que com o reforço “demista”.

 

 

SUGESTÕES DE LEITURA – leia aqui a nota “Crise no Piratini Diretório decide que PDT deve se mandar para a oposição. Mas, e ele vai?”, que publiquei no início da manhã de ontem.

Confira também a nota “Presidente do PDT gaúcho reafirma tendência de Migração para a oposição”, publicada pelo jornalista Felipe Vieira em sua página na internet.

E você igualmente pode ler a reportagem “PDT diz que terá postura independente no RS”, publicada pelo ClicRBS, com informações da Rádio Gaúcha.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo