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MUNICÍPIO. Prefeitura de SM ganha o primeiro lugar na “Maratona das Ouvidorias” do Governo Federal

Iniciativa é da Controladoria-Geral da União e da Rede Nacional de Ouvidorias

Município, que atuou através da Ouvidoria e da Secretaria de Comunicação, comemora a conquista (Foto Marcelo Oliveira/Prefeitura)

Por Joyce Noronha / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

A Prefeitura de Santa Maria ficou em primeiro lugar, das cidades entre 100 mil e 500 mil habitantes, na 3ª Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos, promovida pelo Governo Federal, por meio da Controladoria-Geral da União e pela Rede Nacional de Ouvidorias. A avaliação movimentou as redes sociais durante os meses de julho e agosto, com publicações sobre os direitos dos usuários dos serviços públicos e do papel das ouvidorias públicas.

O Executivo Municipal fez trabalho conjunto entre a Ouvidoria Municipal e a Secretaria de Comunicação (Secom), e ficou com 73.304 pontos – mais de 33 mil pontos a frente do Município que ficou com a segunda colocação.

“Agradeço muito a vocês por este trabalho conjunto, que rendeu mais um prêmio para a nossa Prefeitura. É lindo ver que conseguimos fazer um trabalho de serviço ao público de maneira descontraída e que realmente chega a quem precisa”, destacou o prefeito Jorge Pozzobom aos servidores dos setores, na tarde desta segunda-feira (9), acompanhado do vice-prefeito Rodrigo Decimo.

A iniciativa contou com 51 ouvidorias aptas, que cumpriram adequadamente os requisitos para participar da Maratona. Ao todo, as publicações participantes contabilizaram 1.043.534 visualizações.

A ouvidora Geral, Milena Ganasini, agradeceu ao empenho de todos que atuaram na campanha da Maratona e destacou que sem a integração das equipes, a conquista deste prêmio não seria possível.

“A comunicação pública é um canal de acesso para a toda a população. E acredito que conseguimos fazer um belo trabalho, integrando as secretarias, e entregando informações relevantes a toda a comunidade santa-mariense. Muito obrigada pelo empenho de todos, este prêmio representa muito, principalmente o esforço do trabalho de todos”, pontuou Milena.

Esta edição da Maratona teve como tema central “Discriminação no serviço público: não se cale” e  objetivou divulgar nas redes sociais a garantia dos serviços públicos para todos, independente da sua raça, gênero, orientação sexual, idade, religião, condição social, entre outras. E, caso esse direito esteja sendo violado, o papel das ouvidorias no acolhimento desses usuários para recebimento das denúncias e encaminhamentos devidos.

A campanha feita pela Prefeitura de Santa Maria contou com cinco cards e dois memes em vídeo, que foram publicados nas redes sociais da gestão pública. Um dos vídeos ultrapassou a marca de 24 mil visualizações.

A Maratona é dividida em categorias, conforme o tamanho dos Municípios. Santa Maria concorreu na categoria 2, que são de cidades entre 100.001 e 500 mil habitantes, e ficou a vencedora. O Município em 2º lugar foi Vitória da Conquista, Bahia, que alcançou 39.768 pontos.

Para entrar em contato com a Ouvidoria de Santa Maria, use um dos canais divulgados no site da Prefeitura.

MARATONA
A Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos se firma no calendário da Rede Nacional de Ouvidorias como um evento de promoção de conhecimento e estímulo ao engajamento dos usuários de serviços públicos na busca constante pelo aperfeiçoamento dos serviços que são prestados pelos órgãos à sociedade.  

A ideia da Maratona é celebrar o aniversário da Lei de Proteção e Defesa do Usuário do Serviço Público, que foi publicada para regulamentar os mecanismos de participação, proteção e defesa dos direitos dos usuários de serviços públicos em âmbito federal, estadual, distrital e municipal. Esta é a primeira Lei nacional a tratar das Ouvidorias Públicas como instrumento de defesa de direitos, de melhoria da gestão e de mediação da relação entre cidadão e Estado no Brasil.

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