Política

CÂMARA. Projeto de Admar quer impedir frentistas de encher tanque de combustível “até a boca”

Na Justificativa do projeto, Admar Pozzobom explica que a trava de segurança da bomba de combustível serve para proteger o filtro do tanque do veículo e que o abastecimento além do limite pode provocar incêndio. Foto Allysson Marafiga / Câmara de Vereadores / Arquivo

Por Maiquel Rosauro

A cena é corriqueira: você está no posto de combustível enchendo o tanque, ouve o clique de segurança da bomba que trava o abastecimento e o frentista logo vem em sua direção e questiona “está bom assim ou quer mais um pouco?”. Se depender do vereador Admar Pozzobom (PSDB), a pergunta nunca mais se repetirá em Santa Maria.

O tucano protocolou um projeto de lei que visa proibir os frentistas, no município, de preencherem o tanque dos veículos após o travamento automático da bomba. O descumprimento poderá acarretar em multa de R$ 1 mil a cada constatação, com valor dobrado sucessivamente em cada reincidência.

Na Justificativa da proposta, o vereador sustenta que o abastecimento além do limite pode provocar incêndio.

“A medida tem o intuito de combater a exposição dos frentistas e clientes dos postos a substâncias líquidas, inflamáveis, liberadas quando o tanque é abastecido “até a boca” que podem causar problemas de saúde e exposição de todos no ambiente a perigo”, diz Admar na Justificativa do projeto.

A proposta determina que os postos de combustíveis terão prazo de 120 dias, a partir da publicação da lei, para se adequarem. Além disso, os estabelecimentos deverão manter placas ou cartazes informando sobre a lei.

 

Parecer contrário

O projeto de Admar já passou pela Procuradoria da Câmara, cujo relatório apontou para a não tramitação. No documento, os advogados da Casa ressaltam que a proposta tem como foco o direito do trabalhador e que não cabe aos vereadores legislar sobre o tema.

“A causa em pauta não encontra amparo quanto à competência de sua abordagem, no caso o Poder Legislativo Municipal, haja vista que a regulação acerca de direito do trabalho possui competência privativa da União”, diz trecho do relatório.

A análise da Procuradoria é opinativa e não tem o poder de trancar a tramitação do projeto. Para se tornar lei, a proposta precisa passar pelas comissões internas da Casa, ser apreciada em Plenário e depois ser sancionada pelo prefeito.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Bobagem, o que pode pegar fogo é o vapor da gasolina que vai sendo expulso para fora do tanque à medida que o mesmo vai sendo enchido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo