Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Destaque

CIDADE. Prefeitura traça plano para amenizar e resolver problemas causados pelo temporal em SM

Prefeito em exercício, Segio Cechin, visitou sábado (11) aos locais mais atingidos. Foto Ariéli Ziegler / Prefeitura

Por João Pedro Lamas / Prefeitura de Santa Maria

Devido ao temporal que atingiu Santa Maria na sexta-feira (11), diversos danos foram registrados em diferentes regiões da cidade. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), choveu 115mm entre quinta e sexta. Por conta disso, o Executivo Municipal convocou uma reunião, na manhã deste sábado (12), para desenvolver estratégias para amenizar prejuízos, em um primeiro momento, e resolver os problemas, em um segundo.

Participaram da reunião o Gabinete de Governança, a Casa Civil, a Procuradoria Geral do Município, o Instituto de Planejamento (Iplan), a Defesa Civil, e as secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos, Estruturação e Regulação Urbana, Meio Ambiente e Finanças. Ficou definido que, emergencialmente, a Prefeitura de Santa Maria trabalhará na desobstrução de bueiros e manutenção da infraestrutura viária.

“Em função da forte chuva que caiu ontem (sexta) em nossa cidade, hoje, pela manhã, reuni as secretarias envolvidas diretamente nos serviços que serão realizados. Uma força-tarefa já esta na rua para resolver alguns problemas, como por exemplo o da Rua Floriano Peixoto com a Avenida Medianeira, onde se abriu um enorme buraco. As equipes estão trabalhando nele”, garantiu o prefeito em Exercício, Sérgio Cechin.

 

Ações emergenciais

Na tarde deste sábado, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) trabalhou no reparo da tubulação que rompeu na esquina da Rua Floriano Peixoto com a Avenida Medianeira, no Bairro Medianeira. A quantidade de chuva registrada durante o final da tarde de sexta danificou a estrutura e, com isso, o asfalto cedeu. O trecho foi isolado pela Defesa Civil Municipal, ainda na sexta, para garantir que não haja risco à integridade da população. A Corsan também ficou responsável pelos consertos na Avenida Fernando Ferrari, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes, que alagou, na sexta.

A Defesa Civil Municipal também buscou contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para que o órgão viabilize as ações necessárias junto à BR-287, no trecho próximo aos bairros Tancredo Neves, Juscelino Kubitschek e Nova Santa Marta, na Região Oeste da cidade, que foram as mais atingidas pelo temporal. A exemplo do que ocorreu na Floriano Peixoto, esquina com a Avenida Medianeira, o asfalto sofreu danos em função do acúmulo de água.

Ainda durante a tarde deste sábado, o Poder Público atuou na desobstrução de bueiros. A medida visa amenizar alagamentos. Ainda na Região Oeste, a Rua Maranhão, no Bairro Pinheiro Machado, recebeu a atenção do Executivo Municipal. A Prefeitura está em contato com a empresa responsável pela obra de drenagem pluvial da rua para tratar de soluções para o problema. O prefeito em exercício, Sergio Cechin, junto dos secretários de Estruturação e Regulação Urbana, José Antônio de Azevedo Gomes, e Meio Ambiente, Sandra Rebelato, esteve na Rua Maranhão, bem como na João Lino Preto, para ouvir moradores sobre os problemas enfrentados com a chuva. Essas demandas devem subsidiar ações em beneficio da comunidade.

Já a Rua Oscar Henrique Zappe, no Bairro Itararé, e a Avenida Oswaldo Nobre, no Bairro Patronato, também tiveram seus bueiros desobstruídos.

A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos trabalha na elaboração da licitação para contratar uma empresa que fará a obra de manutenção da Rua Gomes Carneiro, no Bairro Menino Jesus, que também sofreu danos por causa da chuva. Neste sábado, os servidores atuaram na limpeza da Avenida Borges de Medeiros, no Bairro Medianeira, e intervieram na Rua Silva Jardim, esquina com a Rua Floriano Peixoto, no Centro, onde o asfalto cedeu após uma rede para escoamento da água da chuva romper. A Secretaria de Meio Ambiente também auxiliou na limpeza das vias públicas. As pastas trabalham, ainda, na desobstrução da Rua Pedro Américo, no Bairro Camobi, pois uma árvore cedeu e bloqueou a via.

Todo o trabalho que não puder ser concluído neste sábado, será retomado na segunda.

 

Desassoreamento

A partir de segunda-feira (13), a Prefeitura de Santa Maria trabalhará para levantar dados que possibilitem a liberação, pelo Governo do Estado, para providenciar o desassoreamento (dragagem) de rios cujos níveis subiram por causa da chuva e, por conta disso, põem em risco a população.

Uma reunião, na segunda, ocorrerá para tratar do assunto. Na mesma ocasião, o Executivo Municipal vai tratar dos projetos de macro e microdrenagem. Enquanto isso, os rios seguem sendo monitorados pela Defesa Civil.

 

Defesa Civil

Consulte, clicando aqui, como agir em caso de desastres naturais. No documento, há orientações em relação a vendavais, inundações e alagamentos, deslizamentos e desabamentos de construções, raios e descargas elétricas e chuva de granizo. Em cada tema, há dicas e procedimentos a serem adotados para a segurança pessoal e da comunidade.

A Defesa Civil atende pelos números 153 e 199.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo