Saúde

SAÚDE. Ambulatório para público trans realiza seis atendimentos no primeiro dia de atividades

Agendamentos na Policlínica do Rosário devem ser feitos de forma presencial. Foto João Vilnei / Prefeitura

Por Manuela Vasconcellos / Prefeitura de Santa Maria

No primeiro dia de atividades do ambulatório Transcender, seis pessoas procuraram pelo menos um dos atendimentos especializados, na segunda-feira (13), que são ofertados para homens e mulheres trans e travestis. O espaço foi inaugurado pela Prefeitura de Santa Maria na última sexta-feira (10), tendo como principal objetivo contribuir para a construção de possibilidades mais apropriadas para a superação do preconceito por meio de acesso à rede pública de saúde.

O ambulatório Transcender funciona na Policlínica do Rosário (Rua Serafim Valandro, 400) via SUS. A maioria dos atendimentos ocorrerá quinzenalmente, às segundas-feiras, ou conforme a demanda. De segunda a sexta-feira, são disponibilizadas duas vagas para atendimento com urologista, duas com psicólogo e uma com fonoaudiólogo. Além dessas especialidades e de um clínico geral, os pacientes têm acesso a ginecologista e encaminhamento para ambulatório de endocrinologia da Casa de Saúde por meio do sistema de regulação.

Os agendamentos com os especialistas devem ser feitos na própria Policlínica do Rosário, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 15h30min. Os pacientes devem portar identificação com foto e cartão SUS. Primeiramente, serão disponibilizados 10 atendimentos, sendo dois de urgência, a cada 15 dias. Os números devem aumentar conforme a demanda.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo