SAÚDE. Ambulatório para público trans realiza seis atendimentos no primeiro dia de atividades

SAÚDE. Ambulatório para público trans realiza seis atendimentos no primeiro dia de atividades

SAÚDE. Ambulatório para público trans realiza seis atendimentos no primeiro dia de atividades - policlina-rosario

Agendamentos na Policlínica do Rosário devem ser feitos de forma presencial. Foto João Vilnei / Prefeitura

Por Manuela Vasconcellos / Prefeitura de Santa Maria

No primeiro dia de atividades do ambulatório Transcender, seis pessoas procuraram pelo menos um dos atendimentos especializados, na segunda-feira (13), que são ofertados para homens e mulheres trans e travestis. O espaço foi inaugurado pela Prefeitura de Santa Maria na última sexta-feira (10), tendo como principal objetivo contribuir para a construção de possibilidades mais apropriadas para a superação do preconceito por meio de acesso à rede pública de saúde.

O ambulatório Transcender funciona na Policlínica do Rosário (Rua Serafim Valandro, 400) via SUS. A maioria dos atendimentos ocorrerá quinzenalmente, às segundas-feiras, ou conforme a demanda. De segunda a sexta-feira, são disponibilizadas duas vagas para atendimento com urologista, duas com psicólogo e uma com fonoaudiólogo. Além dessas especialidades e de um clínico geral, os pacientes têm acesso a ginecologista e encaminhamento para ambulatório de endocrinologia da Casa de Saúde por meio do sistema de regulação.

Os agendamentos com os especialistas devem ser feitos na própria Policlínica do Rosário, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 15h30min. Os pacientes devem portar identificação com foto e cartão SUS. Primeiramente, serão disponibilizados 10 atendimentos, sendo dois de urgência, a cada 15 dias. Os números devem aumentar conforme a demanda.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *