SEGURANÇA. Polícia Civil comemora redução de 15% no número de homicídios na cidade. 97% esclarecidos

SEGURANÇA. Polícia Civil comemora redução de 15% no número de homicídios na cidade. 97% esclarecidos

SEGURANÇA. Polícia Civil comemora redução de 15% no número de homicídios na cidade. 97% esclarecidos - Verônica

Verônica Oliveira, 40 anos, uma das líderes do movimento LGBT+ de Santa Maria, é vítima recente de homicídio na cidade. E está na lista dos casos esclarecidos . Seu assassino confesso, Amauri Mendes Vieira (no destaque), 28 anos, se entregou à polícia no dia 14 de dezembro, dois dias após o crime, e segue preso preventivamente, na Penitenciária de Santo Antão (montagem sobre fotos de Arquivo e Reprodução)

Com informações (e foto), da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP)

Em 2019, ocorreram 45 homicídios dolosos consumados em Santa Maria. Houve redução de 15% em relação a 2018 (ano que foram contabilizados 53 homicídios) e de 30% no comparativo com 2017.

Janeiro foi o mês de 2019 em que houve maior incidência deste crime (7 casos). Quanto às tentativas de homicídio, 2019 apresentou aumento de 10% em comparação a 2018, perfazendo um total de 160 de crimes.

A Polícia Civil atribui a redução dos homicídios consumados especialmente ao alto índice de elucidação (superior a 97% em 2019; apenas um assassinato não teve a autoria esclarecida), bem como ao elevado número de prisões (a quase totalidade preventivas) realizadas por meio da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) de Santa Maria.

Em 2019, a DPHPP prendeu 49 adultos e apreendeu 8 adolescentes infratores. Cumpre destacar, fala o delegado titular da DPHPPA, Gabriel Gonzales Zanella, o “dedicado e diuturno trabalho em equipe da DPHPP, associado à inteligência policial”. O atendimento a todos os homicídios consumados, com início imediato das investigações “por meio de uma equipe de policiais civis que está sempre de sobreaviso, é fundamental para o rápido esclarecimento dos crimes”.

SEGURANÇA. Polícia Civil comemora redução de 15% no número de homicídios na cidade. 97% esclarecidos - delegado

Delegado Gabriel Zanella destaca o “dedicado e diuturno trabalho em equipe da DPHPP, associado à inteligência policial” (foto Reprodução)

Chamou a atenção da Polícia Civil em 2019 o aumento expressivo (quase o dobro) do número de suicídios em Santa Maria. Foram registrados 38 suicídios (28 homens e 10 mulheres) e 18 tentativas de suicídios. Em 2018, ocorreram 20 suicídios e 6 tentativas. Os dados de 2019 superam inclusive os de 2017, ano em que houve 29 suicídios e 14 tentativas de suicídio.

OUTRA INFORMAÇÕES:

Vítimas dos homicídios: Majoritariamente são homens até 35 anos;

A maioria das vítimas e dos autores dos homicídios têm antecedentes policiais e passagens pelo sistema prisional;

A motivação, majoritariamente (80%), está relacionada ao tráfico ilícito de drogas e desavenças, rixas, decorrentes do “mundo do crime”. Restante (20%): outros motivos (feminicídio, passional, fútil).



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *