CongressoEleições 2010JornalismoMídia

ALÍVIO. Diferente do que ocorreu ano passado, em 2010 NINGUÉM pressionará este sítio

Plenário do Senado garantiu liberdade aos sites. Ano que vem não será 2008, pode estar certo
Plenário do Senado garantiu liberdade aos sites. Ano que vem não será 2008, pode estar certo

A cobertura da campanha eleitoral de 2008 foi a mais difícil dos 20 e poucos anos de vida profissional deste (nem sempre) humilde repórter. Houve pressão forte, normalmente descabida e até um instante de absoluto constrangimento, com ameaça direta de processo – partida do grupo de apoio ao atual prefeito Cezar Schirmer. Isso denunciei na época, talvez sem a ênfase adequada. Pois repito agora: isso aconteceu, e há testemunhas. Mas não vem ao caso. Passou. Só que este sítio não é desmemoriado, embora não fique remoendo o passado, seja recente ou remoto.

Dito isto, e ainda esperando pela decisão da Câmara dos Deputados, isso NÃO ACONTECERÁ em 2010 – se confirmadas as regras aprovadas na noite desta quarta-feira, pelo Senado. Não sei se o sítio firmará posição em relação a candidatos A ou B. Isso, penso, tende a acontecer, no segundo turno, se este acontecer. Mas, de todo modo, PRESSÕES, AMEAÇAS E OUTROS QUETAIS, que se concretizaram ano passado, estão fora de cogitação. O máááximo que poderá ocorrer será pedido de resposta – e ainda assim, afirmo antecipadamente, só aceitarei se vier por ordem judicial. De outra forma, como em 2008, podem esquecer. A internet, mediante algumas imposições, que de resto não considero descabidas, será livre. Ainda bem.

Ah, depois do desabafo (desculpa, leitor, mas estava engasgado), acompanhe o material distribuído pela Agência Senado, com um resumo do que definiram os senadores e que, agora, depende de decisão final da Câmara. Que, por sinal, tem só até 2 de outubro para resolver, de maneira a que as regras entrem em vigor no próximo pleito. A foto é de Geraldo Magela. Confira:

Senado aprova campanha livre na internet e eleições diretas para substituir governantes cassados

O Plenário do Senado concluiu nesta terça-feira (15) a votação do projeto (PLC 141/09) que estabelece novas regras para as campanhas eleitorais. Entre as novidades, está a liberação, sem restrições, da campanha eleitoral na internet e a realização de novas eleições diretas quando governantes forem cassados por crime eleitoral.

A votação havia começado na semana passada, quando o texto-base foi aprovado, e prosseguiu nesta tarde com o exame de várias emendas destacadas. Agora a Câmara dos Deputados deverá examinar as modificações feitas pelo Senado antes que o projeto possa ser encaminhado à sanção do presidente da República. Para que já sejam aplicadas nas eleições de 2010, as novas regras precisam ser publicadas no Diário Oficial da União até o dia 2 de outubro.

Pelo texto que será encaminhado à Câmara, fica assegurada a liberdade de manifestação de pensamento na internet e em outros meios eletrônicos de comunicação interpessoal, ficando também garantido o direito de resposta em casos de ofensa e proibido o anonimato. Assim, fica permitido aos internautas se expressar contra ou a favor de quaisquer candidatos em blogs, sites de relacionamentos como o Orkut e sites de mensagens instantâneas como o Twitter. Sites de veículos jornalísticos também poderão publicar textos opinativos sobre os candidatos…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência Senado.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

9 Comentários

  1. ah claudemir então quer dizer que vou poder falar o que penso de certas pessoas,é sério isso né porque é um absurdo não poder expressar suas opiniões com medo de levar processo.
    esse governo atual só prestou pra uma coisa até agora: reclamar do governo passado e chorar pela a sua incopetência maestral frente a cidade.
    e ainda ameaçam gente séria porque não são que nem eles. è um absurdo isso!

  2. Me surpreende essas pessoas terem te pressionado visto o equilíbrio e coerência da tua cobertura nas eleições. E mesmo que tu assumisse algum lado, eles não teriam o direito, pois tens total legitimidade de defender tuas ideias no teu site. Quanto à decisão do Senado, era o mínimo do mínimo que se esperava. Era só o que faltava não poder se manisfestar em blogs, espaço jornalístico reconhecido por veicular textos opinativos. Só não concordo com a proibição do anonimato. Acredito que o anonimato, em alguns casos, é importante para a liberdade de opinião. (nossa única discordância é essa, Silvana. Acho que o anonimato é importante, mas não num episódio eleitoral. Aí, fecho com os senadores – e com a Câmara que, pelo que acompanho neste momento, deve referendar o que o Senado aprovou, no que toca à internet)

  3. claudemir
    antes de comemorar leia o blog do fernando rodrigues.
    http://uolpolitica.blog.uol.com.br/arch2009-09-13_2009-09-19.html
    eu acho que você, a folha, o estadão – que está há quase 50 dias sob censura – e de resto todos os internautas deste brasil varonil ainda vão ter muitos aborrecimentos com esta lei aprovada ontem.
    em um senado que não se dá ao respeito, vivendo a reboque do executivo, não se poderia esperar outra coisa.
    abraços
    aguinaldo (por motivos diferentes do Fernando Rodrigues – afinal, pelo menos eu nao pretendo promover debates – acho que nao há mesmo razoes para festejar. E escreverei sobre isso amanha)

  4. Claudemir e Clayton; por favor;…”DÊEM NOME AOS BOIS”,…pois senão ficamos no “ESCURO”,…sem enender direito de onde ou de quêm partiu a AMEAÇA dirigida ao Claudemir. (olá, amigo Flamarion – náo remoo o passado. Mas acho que fui claro no meu texto. Em todo caso, explico melhor? insatisfeito com uma nota sobre pesquisa eleitoral, a coligacao liderada por Cezar Schirmer, através de alguém credenciado, conversou comigo e ameacou-me de processo. Ponto. Final.)

  5. É realmente incrível como representantes de um partido que foi perseguido pela ditadura, sofreu com a censura e com todas as outras mazelas da mesma, tenham uma postura desse tipo. Lamentável. Isso deve ser falta de caráter mesmo. Enquanto isso fazem “menos e pior” do que a administração do Prefeito Valdeci.

  6. Eu acompanhei o sofrimento do Claudemir nessa situação inexplicável. Se tem uma coisa que aprendi em alguns anos de vida, é conviver com a diferença, mesmo que contrarie as minhas opiniões. Parece que isso tem um nome: democracia.
    O desabafo é válido, não só por ser justo, mas por deixar mais uma lição na construção dessa tão sonhada liberdade de expressão.

  7. Claudemir,
    Na última eleição eu não morava em santa Maria, mas não fiquei muito surpreso com o seu relato, pois isso ocorre com muita frequência pelo Brasil. Há lugares em que a coisa chega aos extremos. De qualquer modo, penso que nós é que devíamos fazer pressão sobre os políticos dessa cidade. Já falei isso outra vez aqui. O estado das ruas, a falta de saneamento nos bairros, a precariedade do sistema de saúde, a sujeira das ruas de santa Maria, a falta de parques públicos. É tanta coisa que não dá para listar. Estou impressionado, em particular, com a questão do saneamento em Camobi. Acho que devíamos fazer uma campanha pública para pressionar os responsáveis. E não adianta eles dizerem que os custos são muito altos para implantar um sistema adequado de captação de esgoto, pois a obrigação de quem administra uma cidade é resolver coisas como essas. E o pior é que os moradores aceitam calados essas coisas. E dizer que estamos beirando 2010 com algo tão básico ainda por resolver. É vergonhoso!

  8. Claudemir, as pressões são normais na ditatura e eventuais na democracia . Porém o que não podemos suportar é o constrangimento e a tentaiva de fazer valer o que pensamos sobre o outro a custo de uma pressão.Convencimento é a palavra chave em nossas relações.
    O que é de se sentir nojo é alguns que com um discurso de liberdade atuam de forma a garantir a sua vontade o seu desejo de qualquer forma.
    Precisamos aprender muito ainda o que é liberdade…somos jovens, acho que ainda dá tempo de sentirmos o prazer de ser livre na plenitude.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo