CIDADE. Unidades de Saúde abriram as portas, nesse sábado, para o Dia D de vacinação contra o sarampo

CIDADE. Unidades de Saúde abriram as portas, nesse sábado, para o Dia D de vacinação contra o sarampo

CIDADE. Unidades de Saúde abriram as portas, nesse sábado, para o Dia D de vacinação contra o sarampo - Saude-vacinação

Campanha é voltada para crianças e jovens entre 5 e 19 anos. Foto Ariéli Ziegler / Prefeitura

Por Maurício Araujo / Prefeitura de Santa Maria

No sábado (15), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Estratégias Saúde da Família (ESFs) e Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (Eacs) de Santa Maria abriram as portas para receber a população que buscou imunizar crianças e jovens de 5 a 19 anos contra o Sarampo. O Dia D de vacinação ocorreu em todo o país. Nos locais, os vacinadores também foram orientados a verificar se as demais doses da caderneta de vacina estão em dia, principalmente, contra febre amarela e HPV.

O prefeito Jorge Pozzobom e o secretário de Saúde, Guilherme Ribas estiveram em diversos pontos de vacinação, acolhendo a população e apoiando as equipes técnicas das unidades de saúde.

“É de extrema importância este dia, e, por isso, acompanhamos o Dia D em vários postos de saúde. Também é importante a presença dos pais, que sabem da necessidade de trazer os filhos para se imunizarem”, disse o chefe do Executivo.

O sarampo é uma doença transmissível aguda, grave e extremamente contagiosa. A transmissão ocorre diretamente de pessoa para pessoa, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou permanecer em ambientes contaminados. Os principais sintomas são febre alta, cansaço, falta de apetite e sintomas respiratórios, principalmente tosse.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *