Arquivo

Assembléia. Em um ano, o álcool estará banido dos estádios gaúchos. Já em Santa Maria…

Um excelente exemplo dado pelos deputados estaduais: por ampla maioria, e enfrentando o lobby dos clubes de futebol, aprovaram projeto de lei de Miki Breier (do PSB), e dentro de um ano, depois da devida adaptação, os estádios com capacidade para mais de 5 mil pessoas não poderão vender bebida alcoólica. Ponto para a saúde dos gaúchos e para a segurança no interior dos estádios e ginásios de esporte.

 

Bem ao contrário de Santa Maria, em que um singelo projeto que proíbe o consumo (não a venda) de bebidas alcoólicas tende a ser rejeitado porque a maioria dos vereadores está simplesmente sucumbindo à pressão dos postos de gasolina (sim, de gasolina, e não de bebidas). Aqui, leniência em relação ao problema, óbvio, do consumo; lá, sinal de maturidade.

 

Não vai demorar muito e uma lei estadual haverá de fazer o que os municípios, Santa Maria inclusive, não conseguem. Ah, os detalhes da lei aprovada pela Assembléia, e que aind depende de sanção da governadora Yeda Crusius, você encontra no material distribuído aos veículos de comunicação, pela Agência de Notícias do parlamento gaúcho. Confira o texto de Vanessa Canciam, a seguir:

“Aprovada proibição de venda e consumo de bebidas alcoólicas em estádios

Na sessão plenária desta terça-feira (18), a Assembléia Legislativa aprovou (29X17) o substitutivo n º 2 ao projeto de lei (PL) 107/2007, que proíbe o consumo e comercialização de bebidas alcoólicas em estádios de futebol e ginásios de esportes, de autoria do projeto de deputado Miki Breier (PSB). Em plenário, dois temas dominaram os debates: a CPI do Detran e o PL que prevê o pagamento dos reajustes referentes à Lei Britto aos servidores estaduais.

Segundo o substitutivo n º 2 ao projeto de lei (PL) 107/2007, a proibição do consumo e comercialização de bebidas alcoólicas aplica-se somente à área interna dos estádios e ginásios de esportes, quando ocorrerem partidas de futebol profissional válidas em competições oficiais. Estão excluídos da restrição os restaurantes desses locais e os jogos e campeonatos amadores municipais ou regionais promovidos por entidades, ligas, associações, municípios e federações de futebol amador, que reunirem público inferior a cinco mil pessoas…”

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra da reportagem assinada por Vanessa Canciam, e que traz também outras deliberações dos deputados, na sessão plenária desta terça-feira, na Assembléia Legislativa.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo