Saúde

SAÚDE. Prefeitura realiza atividades de prevenção e orientação a Infecções Sexualmente Transmissíveis

Iniciativa é coordenada pela Política Municipal de HIV/Aids, ISTs e Hepatites Virais. Foto Prefeitura / Arquivo

Por Manuela Vasconcellos / Prefeitura de Santa Maria

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, reforça a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante os festejos de Carnaval. A Política Municipal de HIV/Aids, ISTs e Hepatites Virais realiza ações por meio de orientações de saúde e disponibilização de preservativos (confira abaixo). Na manhã desta terça-feira (18), ocorreu uma atividade na UFSM, em frente ao RU II, no bairro Camobi. Em parceria com o projeto #VemTestar, da PRAE UFSM, foram disponibilizados preservativos e folderes referentes à ISTs, além de informações de serviços onde disponibilizam testagens rápidas.

Conforme Carolina Backes, responsável pela Política Municipal de HIV/Aids, ISTs e Hepatites Virais, essas atividades reiteram o compromisso e responsabilidade do Município para com a população santa-mariense. Além disso, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e Casa Treze de Maio disponibilizam testes rápidos, além de preservativos masculinos (adulto e adolescente) e femininos (adulto).

A Prefeitura orienta que, em caso de relação sexual sem uso de preservativo, rompimento de preservativo feminino/masculino ou acidentes ocupacionais com materiais perfurocortantes, o usuário pode procurar um serviço 24 horas (PA do Patronato, UPA ou PA Ruben Noal) para prescrição da profilaxia pós-exposição (PEP), que consiste em um método de prevenção de urgência à infecção pelo HIV. Em caso de violência sexual, o usuário pode procurar o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) para iniciar a PEP. As pessoas podem buscar atendimento nesses locais, preferencialmente, nas primeiras seis horas após a exposição de risco para melhor eficácia do tratamento, e, no máximo, em 72 horas. A PEP pode ser utilizada a cada seis meses em caso de necessidade e consiste no uso de medicamentos antirretrovirais por 28 dias.

 

Programação:

21 de fevereiro (sexta-feira) e 29 de fevereiro (sábado), das 19h15min às 20h30min, em frente ao Colégio Santa Maria (na saída dos ônibus para os blocos carnavalescos para a região)
– Serão disponibilizados preservativos e compartilhadas informações referentes à prevenção de ISTs e serviços onde disponibilizam testagens rápidas

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo