SAÚDE. Vacinação contra sarampo a partir desta segunda-feira (10) é direcionada a crianças e jovens

SAÚDE. Vacinação contra sarampo a partir desta segunda-feira (10) é direcionada a crianças e jovens

SAÚDE. Vacinação contra sarampo a partir desta segunda-feira (10) é direcionada a crianças e jovens - Vacinação

Dia D de imunização contra a doença ocorre em 15 de fevereiro. Foto Prefeitura / Arquivo

Por Superintendência de Comunicação da Prefeitura de SM

A primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo de 2020 terá início nesta segunda-feira (10), conforme o Ministério da Saúde. Deverão receber a dose crianças e jovens dos 5 aos 19 anos, que nunca tomaram dose alguma, têm registrado apenas uma, perderam o cartão de vacina ou não lembram se estão com esquema vacinal completo.

A imunização estará disponível nas unidades de saúde de Santa Maria. Nos locais, os vacinadores também são orientados a verificar se as demais doses estão em dia, principalmente contra a febre amarela e HPV.

Em 15 de fevereiro, todas as salas de vacina do Município estarão abertas para o Dia D de imunização contra o sarampo. Esta fase da campanha vai até 13 de março. A nova fase começa no segundo semestre deste ano e terá como foco pessoas dos 30 aos 59 anos.

O sarampo é uma doença transmissível aguda, grave e extremamente contagiosa. A transmissão ocorre diretamente de pessoa para pessoa, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou permanecer em ambientes contaminados. Os principais sintomas são febre alta, cansaço, falta de apetite e sintomas respiratórios, principalmente tosse.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *