EducaçãoPrefeituraSegurança

CALOURADA. Prefeitura expõe as ações para receber até 8 mil jovens por noite, na Praça Saturnino de Brito

Prefeitura e órgãos de segurança preparam-se para garantir o conforto de moradores e participantes da festa entre 9 e 13 de março

Por JOÃO PEDRO LAMAS (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A Prefeitura de Santa Maria reuniu-se com órgãos de segurança na tarde desta quinta-feira (5) para acertar os detalhes para a edição 2020 da Calourada Seguraça, que vai ocorrer do dia 9 até o dia 13 de março na Praça Saturnino de Brito, no Centro. O encontro ocorreu no Gabinete de Governança do Executivo Municipal, que fica no 7º andar do Centro Administrativo Municipal (Rua Venâncio Aires, 2.277, no Centro). Estiveram presentes a Casa Civil, a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Meio Ambiente, a Secretaria de Mobilidade Urbana, a Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana, a Guarda Municipal, a Brigada Militar, a Polícia Civil, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

“O papel da Prefeitura é colaborar com os órgãos de segurança. Há quatro anos, com essa ação conjunta, registramos redução nos casos de violência durante a festa de recepção dos calouros que tradicionalmente ocorre na Praça Saturnino de Brito. Voltamos a nos reunir para que essa parceria ocorra de novo e tenhamos resultados ainda melhores”, disse o prefeito Jorge Pozzobom.

De acordo com a Guarda Municipal, em média, cerca de 3 mil a 8 mil pessoas se reúnem na praça, diariamente, ao longo dos cinco dias de festa de recepção dos calouros das instituições de ensino superior da cidade. Essa quantidade de público demanda estratégias de segurança que garantam a integridade de quem estiver festejando bem como a tranquilidade de quem mora nos arredores (saiba mais abaixo).

“Policiais Militares vão circular, por noite, pelas ruas do entorno da praça e arredores. Haverá efetivo a pé, com cavalos e em motocicletas. Orientamos que a população evite situações que a deixe vulnerável: não se pôr em situações de risco como, por exemplo, andar sozinho, desatento, em locais com pouca iluminação ou manuseando o aparelho celular”, disse o tenente-coronel Cleberson Braida Bastianello, comandante do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon).

Uma das novidades da edição deste ano será o uso de um helicóptero equipado com um holofote. De propriedade da Brigada Militar, ele vai sobrevoar a área de forma a monitorar o evento. A já tradicional central de monitoramento também será instalada no local. A área de cobertura do monitoramento vai aumentar, pois essa central estará ligada ao Centro Integrado de Operações e Segurança Pública (Ciosp), espaço que tem acesso a 691 câmeras instaladas em 146 localidades diferentes da cidade. Só na praça, serão 16 câmeras a mais.

“Na última edição, esse esforço foi recompensado não havendo registro de ocorrências graves. A Guarda Municipal monitorava a movimentação de quem estava comemorando na praça. A Brigada Militar prestava o apoio aos agentes e a Polícia Civil auxiliava no monitoramento e encaminhamento de ocorrências. As câmeras facilitavam, e muito, o trabalho. Vamos repetir o resultado neste ano”, disse o titular da 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil, Sandro Meinerz.

A PRF vai atuar no local com policiamento ostensivo (nas ruas). Já a Polícia Federal, estará disponível em regime de plantão. Ao final da noite, por volta das 23h, os Guardas Municipais começarão a abordar as pessoas que estiverem na festa para reduzirem o barulho e liberarem as vias. A ideia é que, até a 1h, os festejos no local já estejam encerrados.

O esquema montado para a edição 2020 da Calourada Segura

Trânsito

A partir das 18h30min, o trânsito será bloqueado nas esquinas das ruas Duque de Caxias com Venâncio Aires; Dr. Bozano com Serafim Valandro; e Cel. Niederauer com a Travessa Cel. Ernesto Marques da Rocha. As alterações vão vigorar até a 1h.

O ponto de táxi na Rua Dr. Bozano será deslocado, a partir de cada uma das tardes que antecederem as noites de festa, para a Rua Cel. Niederauer.

O trajeto do transporte coletivo que circula pela região será deslocado para a Rua dos Andradas.

Saúde

Uma ambulância estará na praça das 19h às 0h30min. Serviços preventivos de saúde, como contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), serão prestados no local.

Fiscalização

Agentes de Fiscalização da Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana estarão no local para fazer cumprir os horários de funcionamento dos estabelecimentos que funcionam nas ruas do entorno da praça, como a Duque de Caxias, a Serafim Valandro, a Conde de Porto Alegre, e a Dr. Bozano. São cerca de 15 locais que podem funcionar em horários que vão da meia-noite até a 1h.

Meio Ambiente

Serviços de poda de árvores serão feitos na praça. Serão disponibilizados oito contêineres para o descarte de lixo. Banheiros químicos também estarão disponíveis para a população.

Infraestrutura

Uma força-tarefa foi montada para trabalhar na melhoria da iluminação na região. O trecho que fica entre as ruas Floriano Peixoto e Visconde de Pelotas receberá atenção do Executivo Municipal. Seis holofotes serão instalados na praça para reforçar a iluminação

De segunda até sexta-feira, haverá a limpeza da praça e ruas do entorno.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo