PrefeituraSaúde

CIDADE. Centro de Referência Municipal concentra esforços em monitoramento e combate ao ‘Covid-19’

Espaço organizado pela prefeitura reúne equipe multiprofissional para fluxos estabelecidos nas redes de saúde pública e privada de SM

Por MANUELA VASCONCELLOS (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Frente à pandemia mundial de coronavírus, a Prefeitura de Santa Maria reuniu uma equipe de multiprofissionais em um mesmo local com o objetivo de centralizar informações e decisões para minimizar o avanço do vírus no Município. O Centro de Referência Municipal do COVID-19 está em funcionamento desde esta terça-feira (24), na Rua Conrado Hoffmann, 277, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes.

“Não se trata de um local para atendimento da população, e, sim, um espaço onde a Vigilância em Saúde e demais profissionais possam atuar para melhor definir fluxos, organizar dados, discutir casos, entre outros. Para a população, a orientação continua sendo a de que o contato ocorra por telefone, sem a necessidade de sair de casa”, reforça o secretário municipal de Saúde, Guilherme Ribas.

O Centro de Referência Municipal do COVID-19 conta com cerca de 10 profissionais da saúde, como médico, enfermeiro, biomédico, farmacêutico, entre outros, além de equipe administrativa. Também tem apoio de residentes da UFSM e da UFN. O coordenador do local, o epidemiologista do Município Marcos Lobato, explica que o Centro tem três principais funções. A primeira é organizar os fluxos de casos de coronavírus para, então, fazer a investigação da melhor forma possível.

“Além disso, partem do Centro as equipes que realizam as coletas de exames nos domicílios onde residem as pessoas que tiveram a notificação avaliada e nos serviços de saúde, como hospitais e clínicas particulares. O espaço também é para apoio e treinamento de equipes de saúde do Município e de outras instituições, com discussão de casos com a equipe multiprofissional”, explica Lobato.

O Centro de Referência Municipal do COVID-19 funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e conforme a necessidade da equipe. Para informações referentes à doença, a população deve ligar para 150 (Disque Vigilância, da Secretaria Estadual de Saúde), 136 (Disque Saúde, do SUS) ou (55) 3220-8500 ou (55) 3213-1800 (Disque Covid, da UFSM).

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Editor, é combate a COVID-19 e não combate ao COVID-19, porque COVID-19 é uma doença.
    A placa do centro de referencia também está errada, deveria ser ‘…da COVID-19’.

    Complicado acreditar que as coisas estão sendo bem conduzidas quando órgãos públicos e imprensa não sabem a diferença entre a doença e o vírus. Pro leitor importa o texto escrito. Se usa o artigo errado, fica parecendo que não sabem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo