Educação

EDUCAÇÃO. Inaugurada escola Educação Infantil que atenderá mais de 100 crianças na Vila Brenner

Festa de apresentação das atividades e de recepção para a comunidade ocorreu na tarde de sábado (14) / Foto Ariéli Ziegler

Por Manuela Vasconcellos / Prefeitura de Santa Maria

Os sentimentos de alegria e de persistência marcaram a cerimônia de inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Glaci Corrêa da Silva, no começo da tarde de sábado (14). Mais de uma década depois, moradores da Vila Brenner, no Bairro Divina Providência, receberam da Prefeitura uma instituição de ensino moderna e com profissionais qualificados. O prefeito Jorge Pozzobom e o vice Sergio Cechin recepcionaram os pais e futuros alunos da escola, que começarão o ano letivo nesta segunda-feira (16).

“Em 10 anos, foi perdida a oportunidade de proporcionar educação para muitas crianças. Além disso, muitos pais deixaram de ter renda própria porque não tinham onde deixar seus filhos. O que não faltou para esta Administração Pública foi perseverança para destravar toda uma burocracia para a finalização desta obra”, afirmou o prefeito Jorge Pozzobom, acompanhado do diretor da EMEI, Luiz Augusto Franco de Moraes, e de toda a equipe que faz parte da instituição.

Para a secretária Lucia Madruga e para o secretário adjunto, Marcio Carvalho, presentes na cerimônia, a entrega para a comunidade é motivo de orgulho e satisfação.

“A escola está equipada para receber a todos da melhor forma possível. A estrutura é moderna e colorida, a equipe de profissionais é qualificada e a filosofia da escola é voltada para o desenvolvimento da autonomia, da criatividade, dos valores e das experiências. É motivo de muito orgulho fazer parte desta equipe da Prefeitura e poder ofertar tudo isso para esta comunidade”, declarou a secretária Lucia Madruga.

Ao todo, 102 alunos de 0 a 5 anos começarão as aulas nesta segunda-feira. Para isso, a EMEI Glaci Corrêa da Silva teve um investimento de cerca de R$ 1,9 milhão, com o processo licitatório iniciado em 2009. A construção começou em 2011, com recursos dos governos Federal e do Municipal. Após diversos revezes, foi abandonada, definitivamente, em 2014. Dois anos depois, a obra foi retomada.

A instituição conta com 8 professores, 1 diretor e 1 coordenadora pedagógica, 1 auxiliar de serviços gerais, 1 merendeira e 8 estagiários de Educação Infantil. A estrutura é composta por sala de direção, sala de coordenação, sala de professores, sala multiuso, sala de lactário, sala de fraldário, cozinha, lavanderia, vestiário funcionários, banheiros masculinos, femininos e para funcionários, além de 4 salas de aulas.

 

Glaci Corrêa da Silva

Familiares da professora que dá nome à EMEI participaram do ato. O neto Ricardo Stedile reforçou que Glaci Corrêa da Silva está onde sempre mais gostou, que é dentro de uma instituição de ensino. Falecida em 2013, a professora atuou nas escolas Fontoura Ilha, Bandeira Medina, CAIC Luizinho de Grandi, Altina Teixeira, Francisca Weinmann, Ione Parcianello e João da Maia Braga. A última onde lecionou foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Rejane Garcia Gervini, no Bairro Lorenzi. Na instituição, tornou-se diretora, com diversos trabalhos reconhecidos no Município, como na implantação do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Santa Maria.

A cerimônia de entrega da EMEF para a comunidade também contou com a presença do chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, do coordenador geral do Gabinete de Governança, Alexandre Lima, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, do secretário interino de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner da Rosa, da secretária adjunta de Finanças, Michele Antonello, do secretário de Saúde, Guilherme Ribas, do secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, do adjunto da pasta, Rui Fabrin, do secretário de Estruturação e Regulação Urbana, José Antônio Gomes, da secretária de Meio Ambiente, Sandra Rebelato, do secretário de Gestão e Modernização Administrativa, Marco Mascarenhas, do secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, e da Controladora Geral do Município, Carolina Lisowski.

Também presentes no ato, estavam os vereadores Admar Pozzobom, João Kaus e Luci Duartes, autora da lei que nomeia a escola Glaci Corrêa da Silva.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo