ELEIÇÕES 2020. MDB estadual reúne diretório e dá a “letra”: quer candidatos em todas as maiores cidades
Da Assessoria de Imprensa do MDB/RS, com foto de GALILEU OLDENBURG
Com o capital político de quem está presente em 40% das prefeituras gaúchas – sendo 134 prefeitos e 114 vices e, em 55 municípios, governando com “dobradinha” -, o MDB gaúcho começa a preparação para a campanha eleitoral de 2020. Nesta segunda-feira, 9, reuniu representantes das 33 coordenadorias regionais. Duas tarefas primordiais foram combinadas: formulação da agenda de encontros de mobilização por todo o Rio Grande do Sul e o mapeamento das pré-candidaturas.
A série de encontros batizada de “MDB em Movimento | 2020” percorrerá todo o estado até a véspera das Convenções Municipais para prestar orientações jurídicas, contábeis e de comunicação. Quanto ao quadro eleitoral, cada coordenador levou como “tema de casa” a preparação do relatório das pré-candidaturas a prefeito, a vice e a vereador de suas respectivas regiões.
O MDB-RS, que entre suas metas está a ampliação da representação em municípios com eleitorado acima de 100 mil, também atua para garantir competitividade. Dos 15 maiores colégios, conta até agora com pré-candidatura própria a prefeito em pelo menos 10 municípios. São eles Porto Alegre, Caxias do Sul, São Leopoldo, Rio Grande, Santa Maria, Viamão, Alvorada, Passo Fundo, Gravataí e Santa Cruz do Sul.
Além dos maiores colégios, a legenda mantém esforço para consolidar disputa na cabeça de chapa em cidades consideradas polo, como é o caso de Alegrete, Bento Gonçalves, Carazinho, Canguçu, Cruz Alta, Erechim, Frederico Westphalen, Lajeado, Santiago e Osório, onde há potenciais nomes.
O presidente do Diretório Estadual, deputado Alceu Moreira, fez questão de frisar a importância de o partido estar unido e com o discurso afinado para a campanha. Ele reforçou que cada município deve estar atento ao prazo para filiações, que se encerra no dia 4 de abril. “É preciso mobilização e unificação do discurso, mas não esquecemos que é necessário cuidar das filiações”, destacou Alceu.
Num discurso motivador, o presidente do MDB gaúcho fez questão de ressaltar as bandeiras históricas da legenda e a excelência das administrações do partido por todo o Rio Grande. “Nossa marca está em administrações como a de Sartori e do legado político de figuras como Pedro Simon. Também na nossa bandeira municipalista”, enalteceu o presidente.
REDE QUE TRANSFORMA – No encontro, cada coordenador regional teve a oportunidade de fazer as intervenções pertinentes ao conhecimento da direção estadual e de imediato se comprometer com o projeto para as eleições de 2020. O vice-prefeito de Passo Fundo, pré-candidato a prefeito, resumiu o sentimento do interior: “Nossa unidade vai se transformar em rede no Rio Grande”.
Presenças
O encontro de coordenadores, comandado pelo presidente Alceu Moreira, contou com a participação dos deputados estaduais Edson Brum, Gabriel Souza, Gilberto Capoani, Tiago Simon e Vilmar Zanchin, e também de representantes dos núcleos de apoio partidário, Patrícia Alba (Mulheres), Ivan Maurina (Juventude), Deodoro Gomes (Cultura), Clóvis André da Silva (Afro) e Joel Maraschin (Vereadores).
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.