DestaqueSanta Maria

CIDADE. Obra de revitalização da Gare da Viação Férrea avança por toda a estrutura

Previsão é de que a obra, orçada em R$ 5,5 milhões, seja concluída em maio

Vagões precisaram ser retirados temporariamente para a inspeção de caixa de passagem pluvial. Foto Marcelo Oliveira / Prefeitura

Por Gabriel Marques / Prefeitura de Santa Maria

Os trabalhos seguem a todo o vapor na revitalização da Gare da Viação Férrea. Com a retirada total dos materiais do ateliê que funcionava no segundo pavilhão, toda a estrutura está passando por melhorias. O lanternim segue com grandes avanços. Houve a necessidade da movimentação dos vagões para inspeção na infraestrutura do local. Após a conclusão do serviço, os vagões retornarão ao local. Com orçamento de R$ 5.549.852,20, a previsão de conclusão da obra é maio deste ano.

“Desde o começo, a obra é executada com bastante agilidade por parte da empresa. Semana após semana vemos a Gare se transformar naquilo que sempre foi o sonho da população: um local lindo e com propósito na cidade. A Gare é um marco para Santa Maria, e o empenho da Prefeitura é justamente para que essa história seja preservada”, afirmou o vice-prefeito Rodrigo Decimo.

A obra
Na estação de passageiros, houve a remoção parcial de placas de drywall que estavam danificadas em um dos banheiros, seguida da execução de tubulação de esgoto e de água fria. Na parte externa, as paredes foram limpas com lava-jato.

O foco dos últimos dias no pavilhão 1 esteve no piso, o qual foi concretado e passou por limpeza com lava jato para recuperação de juntas de movimentação. Mas os trabalhos não pararam por aí. As paredes e o palco foram rebocados, o madeiramento danificado foi removido do telhado e azulejos foram assentados nos banheiros.

O pavilhão 2 teve duas camadas de piso removidas, incluindo os banheiros, que também receberão novo revestimento. Houve a abertura de valas para execução de tubulação de esgoto e a remoção da alvenaria de vedação dos banheiros e entre duas salas.

Chegando ao pavilhão 3, ocorreu a remoção do forro de madeira que estava comprometido e a limpeza das paredes externas. Quanto aos banheiros e a copa, tiveram as tubulações de água e esgoto executadas.

Dando continuidade às melhorias nos pavilhões, o quarto entre eles teve avanços significativos da mesma forma. O piso foi polido e alguns tijolos maciços foram recolocados na parede. Também foi executada a instalação de vigas e tesouras metálicas no local. Já a parte externa foi limpa com lava-jato.

O Lanternim visualmente é uma das áreas mais desenvolvidas da Gare durante a revitalização e segue com aprimoramentos em sua estrutura. Um novo madeiramento foi instalado no telhado, que agora chega até ao final do Largo da Gare, a medida que mais telhas foram colocadas. Por fim, as estruturas metálicas receberam o tratamento antiferrugem e, posteriormente pintadas na plataforma de embarque e lanternim.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo