Câmara de VereadoresPolíticaSaúde

POLÍTICA. Vereadores decidem nesta terça-feira restrições no Legislativo para combater o Covid-19

Mesa Diretora da Câmara de Vereadores debateu medidas contra vírus na manhã desta segunda. Agora, plenário irá tomar as decisões

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Allysson Marafiga/AICV), da Equipe do Site

Expediente único das 7h30min às 13h30min; sessões plenárias a partir das 9h; suspensão das sessões solenes, Tribuna Livre e Expediente Nobre; viagens suspensas; e acesso restrito ao Plenário durante as sessões. Estas são algumas das medidas que o Parlamento de Santa Maria pretende colocar em prática a fim de conter a disseminação do coronavírus covid-19 na Casa do Povo. As medidas foram elaboradas pela Mesa Diretora, na forma de um Projeto de Resolução Legislativa, e serão apreciadas em plenário na sessão desta terça-feira (17), a partir das 15h.

A Câmara de Vereadores é, diariamente, um local de grande circulação. São 21 vereadores, cerca de 160 servidores e outras dezenas (às vezes centenas) de pessoas que transitam diariamente pelos gabinetes e, sobretudo, nas galerias do Plenário em dia de sessão. Se o projeto for aprovado sem alterações, a aglomeração de pessoas será restringida nas dependências da Casa até o dia 17 de abril.

Um das principais medidas é em relação às reuniões das comissões permanentes. A proposta determina que os encontros, que hoje são públicos, ocorram apenas com a participação dos vereadores.

Outra iniciativa é limitar o acesso ao Plenário, durante as sessões, a um assessor por gabinete parlamentar que deverá, preferencialmente, permanecer o menor tempo possível no local. Ou seja, será semelhante às partidas de futebol sem a presença de público nos estádios. A medida não restringe o trabalho da imprensa.

Conforme o presidente do Legislativo, Adelar Vargas – Bolinha (MDB), a tramitação de projetos na Casa não será prejudicada.

“Em todos os segmentos da sociedade estão sendo tomadas medidas semelhantes. É uma operação para que nada atrapalhe o andamento da Casa, mas temos que pensar na prevenção para a cidade”, disse o presidente.

Confira algumas das principais medidas propostas:

– Expediente do Parlamento em turno único das 7h30min às 13h30min;

– A partir do dia 19 de março, as sessões plenárias acontecem no período da manhã, às 9h;

– Para evitar a aglomeração de pessoas, alguns dos espaços da sessão destinados a homenagear ou dar voz à comunidade estão suspensos. Portanto, Tribuna Livre, Expediente Nobre não acontecerão no período;

– Sessões solenes estão suspensas;

– Reuniões das comissões permanentes deverão acontecer durante o expediente da Casa, porém, sendo restrita a participação aos vereadores;

– Viagens de vereadores e servidores estão suspensas;

– Parlamentares, servidores e colaboradores terceirizados que tenham regressado nos últimos cinco dias de viagem de países em que há transmissão comunitária do covid-19 deverão afastar-se preventivamente do trabalho por 14 dias, contados da data do regresso, mediante perícia médica.

Clique AQUI para conferir o projeto na íntegra.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Esse tipo de prevenção., é que nem usar camisinha depois que já engravidou. A universidade suspendendo aulas e outras atividades para evitar contato do vírus. E esse assessores que ficarão circulando por lá é ungido de Deus? Os vereadores vão ficar em quarentena? Se suspenderem vai faltar tempo para fazer nome de rua. Só os vereadores mesmo. Afinal é 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo