CampoRegião

REGIÃO. Estiagem de 60 dias leva a Prefeitura de Itaara decretar ‘situação de emergência’ no município

Prefeito Municipal, Cleo do Carmo, foi orientado pelas informações dos secretários, da Defesa Civil (local e estadual) e da Emater

Da Assessoria de Imprensa (texto e foto) da Prefeitura Municipal de Itaara

O Prefeito Cléo Vieira do Carmo assinou nesta terça-feira, o Decreto 2306/2020 que declara Situação de Emergência no Munícipio.

O Decreto foi assinado após a reunião entre o Prefeito Cléo Vieira do Carmo, o  Cel. Jacob Pinton, da Defesa Civil Estadual,  a Vice –Prefeita e Secretária de Saúde Marta Copetti, Priscila Staggemeir Rossato – Pres. da Câmara de Vereadores, Rogério Rosa de Paula – Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Jacir Leandro Rodrigues da Silva – Secretário de Educação e Desporto, Leila Wilm – Secretária de Assistência Social, Ana Laura Santos – Assistente Social, Deivid Vicent Alves e Nestor Silva Sales. da Defesa Civil, Leda Ferigollo. Diretora Administrativa e Aliel Freitas Correa – Coordenador da Emater no Município.

Na reunião, o Coordenador da Emater apresentou novamente os dados relativos as perdas de produtividade nas culturas de soja, milho e feijão, já apurados no mês de janeiro e que só aumentaram pela estiagem de mais de 60 dias.  Segundo ele, a agricultura familiar também está sendo afetada pelos efeitos da estiagem provocando desabastecimento de água para  consumo próprio e dos animais,  comprometendo a subsistência das próprias famílias e também  a entrega de produtos para a merenda escolar dos agricultores que integram o Projeto PNAE.

Secretário Rogério de Paulo relatou que existem propriedades rurais com reservas mínimas de água e que a incidência de sol tem agravado a situação, causando vaporização excessiva dos reservatórios, tanto nos  lagos artificiais, rios e Córregos.

Diante dos relatos dos participantes e com base nas orientações  do Cel.Jacob Pinton, de que o município tenha um planejamento de como enfrentar a situação atual e ficar atento para ocorrências futuras, o Prefeito Cléo Vieira do Carmo decidiu decretar situação de emergência, ato administrativo de sua competência…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Além de tudo isso , a população ainda têm que conviver com surto de furtos e roubos lá na vila Etelvina. E nada é feito…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo