PolíticaSaúde

ARTIGO. Paulo Pimenta, a perda de uma profissional em saúde e a falta de equipamentos têm responsável

Incompetência do Governo Federal faz primeira

vítima de covid-19 entre profissionais da saúde no RS

Por PAULO PIMENTA (*)

A morte da técnica em enfermagem Mara Rúbia Silva Cáceres, de 44 anos, que trabalhava no Grupo Hospitalar Conceição (GHC), em Porto Alegre, infelizmente era uma tragédia anunciada. Se o governo acompanhasse o que acontece no mundo, veria que os profissionais da saúde pertencem ao grupo mais exposto ao Coronavírus, e justamente por isso não pode faltar equipamentos de Proteção Individual para essas pessoas.

Desde Janeiro o mundo está sendo alertado do avanço do Coronavírus, Bolsonaro e sua equipe já tinham dimensão do tamanho do problema que estavam prestes a enfrentar. E, ao contrário da maioria dos países que tomaram medidas preventivas no combate ao vírus, Bolsonaro tentou minimizar o problema. Ao fazer diversionismo para seu eleitorado, Bolsonaro perdeu tempo de iniciar negociações com os países que produzem os EPI’s. Hoje a falta desses materiais nas unidades de saúde é, em larga medida, reflexo da irresponsabilidade do presidente.

É fundamental sabermos que o país perdeu tempo no combate ao Covid-19 e agora, todos aqueles que acreditam na ciência precisam unir força para isolar as vozes que trabalham contra o Brasil. Não é hora de darmos visibilidade para aqueles que atacam a China, maior parceira comercial do Brasil e principal fabricante de EPI’s do mundo.

Para minimizar a exposição desses profissionais ao Coronavírus, articulei para que toda cota que tinha à disposição na Bancada Gaúcha fosse destinada para a compra de equipamentos de proteção. O mais importante para o país hoje é salvar vidas e proteger quem trabalha no atendimento ao povo nas unidades de saúde. Para isso acontecer é fundamental que sigamos com o isolamento social, assim podemos impedir que o sistema de saúde entre em colapso, além de ser a maneira mais eficaz de nos protegermos e proteger a vida de todos.

(*) Paulo Pimenta é Jornalista e Deputado Federal, presidente estadual do PT/RS e escreve no site às quartas-feiras.

Observação do editor: a imagem que ilustra este artigo é uma reprodução de internet.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Sonho deste povo é instaurar uma ditadura a lá chinesa com eles mandando. O resto é falsa polemica para chamar atenção, maioria não dá bola para este povo.

  2. Ah, para aí deputado! Prá não usar palavras mais baixas, talvez merecidas ante seu “brilhante” artigo, vou, democraticamente, chamá-lo de oportunista e insensato. A cegueira ideológica não tem limites. Mesmo com um presidente atrapalhado e, por vezes, sem noção, a gestão dessa epidemia tem sido elogiável, apesar das mortes lamentáveis. A falta de estrutura não é responsabilidade somente desse governo. Puxe pela memória e vai lembrar que o caos na saúde pública vem de tempos, inclusive nos governos que gastaram bilhões em copa do mundo, estádios fantasmas e rachadinhas com empreiteiros. Exageraram no circo, melhoraram um pouquinho o pão e deu. Largue do rancor, desça do palanque e faça jus ao mandato democrático que lhe foi concedido. Ajude na solução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo