Economia

CORONAVÍRUS. Prefeitura de Santa Maria discute alternativas de retomada da cadeia econômica

Iniciativas do Executivo tratam das consequências do enfrentamento ao coronavírus em Santa Maria. Foto João Alves / Prefeitura

Por Manuela Vasconcellos / Prefeitura de Santa Maria

No sentido de subsidiar decisões econômicas para Santa Maria, o prefeito Jorge Pozzobom tem realizado reuniões com representantes de diferentes setores. Junto com o chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, e com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, a ideia é discutir e alinhar estratégias de acordo com a evolução da Covid-19 no Estado, que tem como consequência direta a promulgação de decretos.

Nesta segunda-feira (6), o Executivo deve se reunir com a Associação de Hotéis, Restaurantes e Agências de Viagem (AHTurr), com a entidade Distrito Vivo, com a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm) e com o Parque Tecnológico e Industrial (antigo Tecnoparque). Integrantes de outras atividades também estão sendo contatados para a realização de reuniões.

Na manhã de sábado (4), o prefeito Jorge Pozzobom recebeu, no Gabinete de Governança, integrantes do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Edifícios e Condomínios Residenciais e Comerciais de Santa Maria (Secovi).

“Enquanto vislumbramos um melhor horizonte para a saúde, discutimos iniciativas para a economia, e a moradia é um serviço essencial. Temos um grande desafio de reconstruir o Município e criando condições aos setores para que não sintam tanto o impacto desse trabalho que estamos realizando que é o de salvar vidas”, reforça o prefeito Jorge Pozzobom, junto com a secretária de Educação, Lucia Madruga.

“Ficamos mais tranquilos ao sermos chamados para discutir a criação de possibilidades para a retomada gradual dos serviços. Temos nossos anseios, mas estamos em busca de alternativas, como o parcelamento do ITBI (Impostos de Transmissão para Bens Imóveis) e a possibilidade de levar máquinas de cartão até às pessoas que desejam realizar algum tipo de transação para que a economia não pare por completo”, explica Antônio Odil Castro, representante do Secovi.

A reunião com o setor de imóveis também contou com Marcelo Chagas, do Creci-RS e do Secovi, as advogadas do sindicato, Helen Tondo e Patrícia Pinton, e Giuliano Cancian e Liziane Stangarlin, também do Secovi.

Na sexta-feira (3), o Executivo esteve reunido com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Maria. Na sede da entidade, os empresários oportunizaram um encontro orientativo com relação ao decreto do governo Estadual referente às tele-entregas e busca de mercadorias nos locais pelos consumidores. A intenção é definir regramentos com a entidade conforme novos documentos forem emitidos, trabalhando de forma conjunta.

“Os decretos são dinâmicos e temos de nos atualizar a todo momento. O encontro com os setores é importante para esclarecer dúvidas e nos ajudar a tomar as melhores decisões. Por isso, é importante conhecermos as particularidades dos setores”, declarou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Paciência, negociação, crédito, prazos longos e juros baixos. Por aí deve ser a saída.
    Nivel municipal tem muito pouco a fazer.
    Alás, prefeitos de cidades menores mandaram o decreto estadual às favas, mantiveram o comércio aberto. Se, é uma hipótese, não aumentarem os casos ficará evidente o erro do governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo