EstadoPrefeituraSaúdeUFSM

COVID-19. Pesquisa, que tem etapa em SM agora, pretende estimar o percentual de gaúchos infectados

Capacitação dos entrevistadores, com presença do prefeito Jorge Pozzobom e do Reitor da UFSM, Paulo Burmann, aconteceu nesta sexta

Da Superintendência de Comunicação da Prefeitura Municipal, com foto de ARIÉLI ZIEGLER

Os testes bioquímicos que irão verificar se um grupo de moradores de Santa Maria teve ou não contato com a Sars-Cov-2 serão aplicados neste fim de semana. Trata-se do Estudo Epidemiológico/Coronavírus, uma pesquisa de base populacional de evolução e prevalência de casos infectados no Rio Grande do Sul a ser realizado pelo Governo do Estado em conjunto com universidades.

O estudo, que será coordenado pela Universidade Federal de Pelotas e tem participação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), busca estimar o percentual de gaúchos infectados com coronavírus, além de determinar o percentual de infecções assintomáticas ou subclínicas, fornecer estimativas de percentuais de infectados, entre outros dados.

“É um estudo muito importante para o Município, que irá ajudar a traçar ações futuras para a população”, reforça o médico infectologista do Município, Marcos Lobato

…Neste sábado (11) e domingo (12), 25 entrevistadores, que são profissionais de saúde ou estudantes da área, percorrerão regiões aleatórias de Santa Maria na primeira das quatro etapas do estudo. Por dia, cada entrevistador tem uma meta de atingir 10 residências. As demais etapas ocorrerão quinzenalmente. O Centro de Referência Municipal da Covid-19, localizado na Rua Conrado Hoffman, 277, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes, será o ponto de encontro dos profissionais e pesquisadores participantes do estudo.

Conforme a professoras Marinel Mór Dall’agnol, do Departamento de Saúde Coletiva da UFSM, uma pessoa de cada residência será sorteada para a amostra. Para saber se o morador teve contato com o coronavírus, será feito um teste bioquímico que requer uma gota de sangue, extraída da ponta de um dos dedos. O estudo também irá abranger outras 10 cidades gaúchas, a fim de verificar a prevalência de infecção do coronavírus em casos leves e assintomáticos.

Os testes são disponibilizados pelo Ministério da Saúde. O trabalho de coleta será realizada pela empresa Instituto de Pesquisas de Opinião (IPO). Todas as medidas de segurança biológica serão tomadas para garantir a segurança dos trabalhadores e da população participante da iniciativa. Os entrevistadores estarão com um crachá de identificação e uma carta de apresentação do estudo. Um telefone celular também estará à disposição da população para tirar dúvidas e confirmar o objetivo da pesquisa.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

LEIA TAMBÉM:

“Começa treinamento com entrevistadores para Estudo Epidemiológico/Coronavírus em Santa Maria”, de João Pedro Lamas (texto) e Ariéli Ziegler (fotos), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura (AQUI)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Estimativa significa que em algum momento acontecerá um chute. Há que se ver se não estarão gastando testes em pesquisas sem fundamento, tentado extrapolar amostragem. Se houvesse tanta gente assintomática o vírus eventualmente alcançaria gente na população de risco e o número de internações aumentaria. Não é o que se vê. Testes tem falsos positivos, falsos negativos, problemas de amostragem (o cotonete nas fuças que precisa ser utilizado dias depois da exposição).
    Enquanto isto existem casos suspeitos que ainda não foram descartados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo