Eleições 2020PartidosPolítica

ELEIÇÕES 2020. Podemos corre para formar uma nominata ao Legislativo e costurar apoio à majoritária

Foto registrada em 2 de maio de 2018, no auge do Podemos em Santa Maria. Quase dois anos após, sigla passa por profunda reformulação

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Divulgação), da Equipe do Site

O Podemos corre contra o tempo para participar do pleito de outubro em Santa Maria. O partido está desmantelado na cidade, com suas principais lideranças debandando para outras agremiações. Com apoio da nova Executiva estadual, a sigla busca formar uma nominata para o Parlamento, ao mesmo tempo em que costura apoios à majoritária.

Em 9 de março, a direção nacional do Podemos interveio no comando gaúcho da sigla. O deputado estadual Rodrigo Maroni foi destituído do cargo de presidente e partiu para o PROS. Em seu lugar, foi colocado o economista Gustavo Castro, com o senador Lasier Martins de vice-presidente.

Hoje, quem responde pelos encaminhamentos políticos do partido, em nível estadual, é o secretário-geral Marco Vieira, oriundo do Solidariedade. Ele relatou ao Site que, hoje, o partido segue na base de apoio do governo Jorge Pozzobom (PSDB).

“Conversei com o Guilherme (Guilherme Cortez, chefe da Casa Civil) e pedi a ele para conversamos sobre a situação do partido, mas não conseguimos avançar na conversa. Disse a ele que dificilmente o partido ficaria com o prefeito na situação que está, pois buscamos uma nominata de candidatos e o partido não tem”, relata.

Vieira também revela que, atualmente, a sigla conversa com o vice-prefeito e pré-candidato ao Executivo, Sergio Cechin (PP). Ainda esta semana, é esperada uma definição sobre os rumos que a legenda irá tomar.

Quem está à frente das negociações pelo Podemos na cidade é o coordenador geral do Santa Maria em Dança, Paulo Xavier. No momento, ele atua de forma não oficial, mas autorizado pela Executiva Estadual.

“Amanhã (quarta, 1º), nós, simpatizantes do Podemos, iremos nos reunir dentro de uma distância solicitada e definiremos nosso rumo aqui em Santa Maria para o pleito que se aproxima”, afirma Xavier.

Aqueles que desejam concorrer em outubro têm até sábado (4) para estar com a filiação aprovada em partido político. Além disso, sábado é o último dia para mudança de domicílio eleitoral para pré-candidatos.

Debandada

Algumas das lideranças mais conhecidas do Podemos deixaram a sigla recentemente. É o caso, por exemplo, do superintendente da Defesa Civil de Santa Maria, Adão Lemos, que em 2018 concorreu a deputado estadual pelo partido. Ele é cotado para se filiar no PSDB.

Quem também caiu fora foi o ex-candidato a vereador Valmir Rodrigues Cezar – Papagaio, que concorreu no pleito de 2016, quando a legenda ainda se chamava PTN. Em outubro, ele tentará novamente uma cadeira na Câmara, mas desta vez pelo PSDB.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo