Eleições 2020InternetJudiciárioPolítica

ELEIÇÕES 2020. TSE abre possibilidade para vários serviços via internet, incluindo regularização de título

TRE passa a permitir que eleitores peçam, alterem e regularizem título de forma online e ir às urnas em 4 (e talvez 25 também) de outubro

Do site da Rádio Guaíba, publicado por ANA CAROLINA AGUIAR, com foto de Reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou hoje uma resolução que permite que o Cadastro Nacional de Eleitores possa ser alterado sem a necessidade de comparecimento do interessado ao cartório da zona em que vota. A medida decorre da pandemia de coronavírus, e a fim de evitar aglomerações nesses locais. O TSE deixa claro, ainda assim, que a data-limite para essas alterações permanece inalterada: 6 de maio.

O sistema Título Net sofreu alterações para permitir o atendimento online do eleitor, inteiramente não-presencial. O cidadão já pode requerer, através da internet, a primeira via do título (alistamento), a mudança de município (transferência), a alteração de dados pessoais e de local de votação e, ainda, a revisão para a regularização de inscrição cancelada.

Para isso, o eleitor deve preencher um formulário de pré-atendimento eleitoral no sistema Título Net, que pode ser acessado em um link na página do TRE gaúcho. Em seguida, devem ser anexados os documentos necessários à conclusão do atendimento, de acordo com a situação.

O sistema é programado para exigir, com obrigatoriedade, documento de identidade, comprovante de residência e fotografia no estilo selfie do requerente. A imagem dos documentos deve contemplar frente e verso (caso da identidade), ou o suficiente para preencher a obrigação (frente do comprovante de residência). O andamento do pedido pode ser visualizado pelo eleitor em “acompanhar requerimento”, recurso disponível pela ferramenta…”

PARA LER A ÍNTEGRA,  NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo