EconomiaEstadoNegóciosSaúde

ESTADO. Eduardo Leite prevê para maio implantação de um modelo de “distanciamento social sustentável”

Leite defendeu a criação de um distanciamento social sustentável no RS. Mas ele ainda aguarda propostas de setores da economia gaúcha

Da redação do Correio do Povo, com foto de Reprodução/Facebook

Em nova coletiva sobre a situação da pandemia do novo coronavírus no Rio Grande do Sul, o governador Eduardo Leite revelou nesta terça-feira alguns critérios para a elaboração de um modelo de distanciamento social controlado. Segundo ele, a iniciativa ainda depende de proposições de setores da economia gaúcha, que poderão enviar ideias e sugestões à administração estadual até a próxima semana. De acordo com o Executivo, a implementação desta etapa do combate à Covid-19 deverá ocorrer na primeira semana de maio.

“Precisamos do envolvimento da comunidade e das forças gaúchas para este próximo passo. Queremos criar uma estratégia mista, modulada e pactuada para retomar a vida. Não é uma flexibilização aleatória, não é volta à normalidade. Para evitar mortes, nós vamos conviver mais tempo com medidas restritivas, ainda que não seja razoável que a gente mantenha restrições rigorosas durante muito tempo. Se não fizermos nada, porém, muitas pessoas morrerão. Queremos um modelo de distanciamento sustentável, e precisamos desta sustentabilidade, que permita a proteção à vida e a manutenção da atividade econômica. É equilíbrio que estamos buscando”, destacou Leite.

Conforme Eduardo Leite, o plano de distanciamento social controlado é possível a partir da obtenção de informações sobre o histórico do vírus e do controle de leitos em 300 hospitais em solo gaúcho. O governador sublinhou que o planejamento envolve o aumento da capacidade do sistema de saúde. “Não podemos perder vidas por falta de atendimento. Estamos lutando para evitar a sobrecarga do sistema”, disse.

Acompanhe abaixo a íntegra da entrevista coletiva do governador

 

Dentro da iniciativa do governo estadual para a nova etapa do distanciamento social, será necessário o diagnóstico de cada região do Rio Grande do Sul, considerando o nível de transmissão e a capacidade do sistema de saúde. Além disso, há também o uso de cores (verde, amarelo, laranja e vermelha), que irão determinar o risco em cada região, sendo a bandeira verde indicando uma maior flexibilização de medidas e a bandeira vermelha apontando para a necessidade de uma maior restrição. “A segmentação regional nós teremos a partir do nível de transmissão da doença e a capacidade de resposta do sistema de saúde em determinada região. Se naquela localidade, o nível de contaminação é alto e a resposta da saúde é baixa, é considerado um lugar de alto risco, portanto, a bandeira poderá ser vermelha”, explicou.

Segmentação setorial 

Outro critério que será usado na elaboração do distanciamento social controlado é o da segmentação setorial, categorizando as atividades econômicas por setor segundo risco de transmissão e a importância econômica relacionada às peculiaridades de cada região.

Um dos exemplos usados por Leite foi da área do varejo, cujo setores serão agrupados para avaliação do risco de contaminação e da relevância. “Estes critérios irão definir os protocolos para esta área da economia. Outros itens serão considerados na análise e alguns deles são a circulação de pessoas, natureza da atividade e número de funcionários, além da contribuição para economia”, colocou. “Também será considerada a natureza da atividade. Se são serviços online, são de baixo risco. Se são eventos com aglomerações, são de alto risco”, acrescentou…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Segmentação regional e setorial poderiam ter sido feitas no inicio. Alas, existem regioes do RS que não entraram na amostragem da ‘pesquisa’ aquela. Alás, reitor da UFPEL é formado em educação física. Mestrado e doutorado em … Pelotas. Epidemiologista da área de …atividade física. Tudo muito ‘cientifico’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo