HistóriaPrefeituraSanta Maria

ARTIGO. Jorge Pozzobom e a fórmula ‘diferente, mas não menos especial’, para festejar os 162 anos de SM

Viva 2020 traz uma programação especial para

celebrar, sem sair de casa, os 162 anos de Santa Maria

Por JORGE POZZOBOM (*)

Em época de pandemia, é preciso adaptação. Em todos os sentidos e abrangendo todo tipo de circunstância. Pois, no próximo domingo, a nossa querida e amada Santa Maria completa 162 de emancipação político-administrativa. Foi pensando em como iríamos celebrar essa data importante do nosso calendário, que, junto da equipe da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, agora liderada pela secretária Rose Carneiro, chegamos a uma fórmula diferente de festejarmos o aniversário do Município. Diferente, mas, não menos especial.

Com início nesta segunda-feira (11) e até o próximo domingo (17), os santa-marienses poderão acompanhar uma programação preparada justamente para este momento, no qual nossas energias estão voltadas para o combate à pandemia de Covid-19. Para que os moradores de Santa Maria pudessem prestigiar as atrações culturais sem precisar sair de casa, uma série de atrações, que incluem shows musicais e apresentações de espetáculos artísticos, foi pensada e está sendo transmitida ao vivo nas nossas redes sociais, as chamadas lives (toda a programação está disponível no site da Prefeitura). As transmissões serão feitas diretamente do Theatro Treze de Maio, que, pela primeira vez, não terá plateia nos seus assentos.

Para essa programação especial, três pilares norteiam o Viva 2020. O primeiro pilar é a própria comemoração do aniversário da cidade, pois, mesmo em meio a esta pandemia, não poderíamos deixar de celebrar a data. Aliás, muitos aniversários, dos nossos amigos e entes queridos têm sido assim, com comemorações à distância e de forma virtual. O segundo pilar prima pela valorização e pelo comprometimento com a cadeia produtiva da cultura, pois os artistas integram categoria diretamente afetada pelas restrições impostas pelo novo coronavírus. Todos os participantes dessa festa proporcionada pelo Viva especial serão devidamente remunerados. E o terceiro engloba algo tão importante nos dias de hoje: a solidariedade, visto que o evento também tem o propósito de convidar a população a ajudar, por meio de doações de alimentos, as famílias que enfrentam dificuldades neste momento de restrições.

Nesse pilar da solidariedade, quero abrir um parêntese para destacar a iniciativa e valorizar os nossos parceiros. Para que possamos alcançar os resultados desejados e ajudar o maior número de pessoas possível, firmamos parcerias com o Sindigêneros e o Delivery Much. Os santa-marienses poderão fazer suas doações da forma tradicional, fisicamente, ou virtualmente. São 22 mercados credenciados pelo Sindigêneros (a lista também pode ser conferida no site da Prefeitura). Nesses estabelecimentos, a população vai poder comprar cestas básicas para doá-las a quem mais precisa. Já pelo aplicativo do Delivery Much, os santa-marienses poderão fazer as suas doações pelo link “Pedidos do Bem”. Todos os alimentos arrecadados durante o Viva especial serão distribuídos às famílias mais vulneráveis do Município. Esse é mais um exemplo, entre tantos, de que a cidade está cuidando das pessoas. Em meio à pandemia e na semana que antecede o aniversário de Santa Maria, nosso foco abrange o setor cultural, mas, sem descuidar da segurança sanitária e das questões econômicas e sociais.

Voltando à programação do Viva, quem precisou sair de casa e passou por locais da cidade onde há bustos e esculturas deve ter notado que eles estão, digamos, um tanto diferentes desde esta segunda-feira. Estão “mais protegidos” do novo coronavírus, visto que também passaram a usar máscaras de proteção. A intervenção é justamente para chamar a atenção da população para o uso da máscara, obrigatória não só em nosso Município, mas, em todo o Rio Grande do Sul.

Para finalizar, quero convidar cada santa-mariense, de nascimento ou de coração, a prestigiar a programação especial das transmissões do Viva e a cantar o “Parabéns” no próximo domingo, às 20h30min. E, claro, sem precisar sair de casa, pois essa homenagem pode ser feita do pátio de casa ou da sacada do apartamento. O importante é homenagear a nossa cidade, demonstrar carinho por esta terra que acolhe a todos e que vai completar 162 anos de história.

Em qualquer canto da nossa Santa Maria, as homenagens ecoarão nesta celebração especial. Vivemos um momento diferente de tudo o que já vivenciamos até agora. Mas, nem por isso, deixaremos de expressar nosso amor pelo Coração do Rio Grande. Celebre conosco neste Viva Santa Maria 162 anos. Celebre a vida. Celebre em casa.

(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Ele escreve no site às terças-feiras.

Sobre a foto: Como parte da programação de aniversário de Santa Maria e para chamar a atenção para a importância de se proteger do coronavírus, bustos e esculturas da cidade ganharam máscaras de proteção. A foto é de Ronald Mendes (Divulgação)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Para quem costuma caminhar na Av. Medianeira. Esquina Serafim Valandro. Existe uma boca de lobo danificada. Quem enfiar uma perna ali corre o risco de fratura ou rasgar a perna nas barras de ferro. Populares amarraram canos com arame, mas não é o suficiente.

  2. Nada a comemorar senhor prefeito, já tinha comentado antes, guarde este dinheiro para não atrasar a folha de pagamento do seu funcionalismo a exemplo do que faz seu companheiro de partido no estado eduardo leite. Compre mascaras e distribua a quem não tem nem como pagar 5 reais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo