CidadaniaCulturaHistóriaPrefeituraSanta Maria

ARTIGO. Jorge Pozzobom e ‘Viva Santa Maria 2020’: diferente, mas não menos solidário, para os 162 anos

Viva Santa Maria 2020 nos deixa um legado cultural e de solidariedade

Por JORGE POZZOBOM (*)

O aniversário de 162 anos de Santa Maria foi comemorado no domingo, 17 de maio. Mas, como ainda tenho muito a dizer (e a agradecer) sobre a programação especial do Viva 2020, esse será, novamente, o assunto que vou tratar aqui neste espaço. Quero compartilhar com todos vocês essa experiência e os resultados que ela nos proporcionou.

Foram sete dias de intensa programação cultural em nosso Município, ora por meio das lives (transmissões ao vivo por meio das redes sociais da Pefeitura), ora por intervenções artísticas em pontos específicos da cidade. Somada às atrações culturais, a solidariedade também teve seu espaço garantido durante a programação do Viva Santa Maria 2020. E as ações solidárias terão continuidade pelos próximos dias.

Como o nosso maior propósito é cuidar das pessoas, preservando e protegendo a saúde e, consequentemente, a vida de cada um, para celebrar o aniversário de Santa Maria sem que os santa-marienses precisassem sair de suas casas, o Viva apresentou 14 lives, entre espetáculos infantis e shows musicais. As transmissões, duas a cada dia (de 11 a 17 de maio), foram realizadas diretamente do palco do Theatro Treze de Maio, um dos maiores expoentes da nossa cultura local e que, pela primeira vez, não teve plateia em seus assentos para aplaudir os espetáculos. Dezenas de artistas do Município protagonizaram as apresentações com estilos variados para agradar a todos. Lives que foram assistidas por centenas, milhares até, de espectadores espalhados por Santa Maria e outros locais, o que, confesso, muito me encheu de orgulho.

Fora do Theatro, outras ações e intervenções artísticas também deram vida ao Viva 2020. Bustos e outras esculturas da cidade ganharam máscaras de proteção ao coronavírus, numa alusão à importância de a população se proteger e evitar contrair e transmitir a Covid-19. Junto ao Museu de Arte de Santa Maria (Masm), oito artistas trabalharam na criação do Painel Santa Maria, que está pronto e ficará exposto, inicialmente, no Masm.

O Viva especial, pensado em tempos de pandemia, foi muito além. Mobilizou músicos, atores, fotógrafos e dançarinos. Foi além mesmo, pois a programação dos 162 anos do Município disponibilizou aos santa-marienses até live de treino funcional para deixar o corpo em dia. Afinal, mesmo em distanciamento social, não podemos deixar de lado os cuidados com o nosso corpo.

E, além da vasta programação aqui listada, o Viva 2020 despertou algo que julgo de extrema importância nesse contexto de restrições que estamos vivendo: a solidariedade. Apenas no Drive-Thru Solidário realizado no sábado, no Parque da Medianeira, foram arrecadadas mais de 3 toneladas de alimentos. Esses donativos serão destinados ao Banco de Alimentos de Santa Maria e às famílias cadastradas junto aos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).

E, quem ainda não fez a sua doação durante a programação de aniversário da cidade poderá ajudar nos próximos dias, porque a parceria que firmamos com o Sindigêneros e o Delivery Much continua. Em 22 mercados credenciados pelo Sindigêneros (a lista dos mercados pode ser acessada no site da Prefeitura), é possível comprar cestas básicas e doá-las à população mais vulnerável. Já pelo aplicativo do Delivery Much, os santa-marienses poderão fazer doações por meio do link “Pedidos do Bem”. Ou seja, ainda é possível demonstrar o que eu já sabia: que Santa Maria é uma cidade solidária e que este povo adora fazer o bem.

E, assim, o Viva Santa Maria 2020 deixou a sua marca. Celebramos o aniversário do Município sem colocar em risco a saúde dos “convidados da festa”. Valorizamos a cadeia artística local, diretamente afetada pela pandemia de Covid-19. E, ainda contamos com a solidariedade dos santa-marienses, que não pouparam esforços para ajudar as pessoas que mais precisam de auxílio neste momento.

Quero deixar um agradecimento carinhoso a todos que se envolveram nessa iniciativa, tornando o aniversário de Santa Maria mais especial ainda, e a todos que participaram dessa grande festa. Celebramos à distância, de nossas casas. E, nem por isso, deixou de ser uma celebração que entrou para a história. Parabéns, Santa Maria! Novos desafios e conquistas te aguardam logo ali, nos teus 163 anos!

(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Ele escreve no site às terças-feiras.

Nota do editor: a imagem que ilustra o artigo é uma montagem sobre fotos de Ronald Mendes (Divulgação), da entrega do Painel que homenageia os 162 anos de Santa Maria.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo