AssembleiaPolítica

ACORDO. Petista Villaverde renuncia e peemedebista Postal assume presidência da AL

Alexandre Postal assume a presidência. Ele já está no quinto mandato como deputado

Como tem acontecido nas últimas legislaturas, um acordo entre todas as bancadas com assento na Assembleia Legislativa garante a transferência de poder a cada ano. Neste não será diferente. Embora o regimento interno afirme mandato de dois anos para a Mesa Diretora, os partidos maiores acertaram um ano na presidência para cada agremiação.

Assim, nesta terça-feira, o atual presidente, o petista Adão Villaverde, renuncia e, imediatamente, será eleito o peemedebista Alexandre Postal, que assume o cargo no mesmo dia, para cumpri-lo até o final de janeiro de 2013. PP e PDT terão a direção da Assembleia Gaúcha nos dois anos seguintes.

Mas, para saber como tudo acontecerá agora, e também detalhes sobre o novo presidente do parlamento gaúcho, acompanhe material produzido pela Agência de Notícias do Legislativo. A reportagem é de Claudia Paulitsch, com foto de Marcelo Bertani. A seguir:

Nova Mesa Diretora do Parlamento gaúcho toma posse na terça-feira

Na próxima terça-feira (31) o Parlamento gaúcho realiza a eleição e posse dos membros da nova Mesa Diretora  para o segundo ano da 53ª Legislatura, que vai até 31 de janeiro de 2013. O atual 1º secretário da Mesa, deputado Alexandre Postal (PMDB), deverá assumir a presidência, conforme acordo firmado entre as bancadas. A sessão solene inicia às 14 horas, no Plenário 20 de Setembro do Palácio Farroupilha. O deputado será o 93º presidente a conduzir a Assembleia desde que a Casa passou a ter prerrogativas legislativas, em 1835.

Postal e o atual presidente, Adão Villaverde (PT), recepcionarão as autoridades na Sala da Presidência, a partir das 13 horas. O acesso será pela Esplanada – Vestíbulo Nobre. Os demais convidados serão dirigidos ao Plenário 20 de Setembro. O público participante também poderá acompanhar a solenidade pelo telão no Teatro Dante Barone, em caso de ocupação máxima do plenário.

No início da sessão, a atual Mesa Diretora comunica a sua renúncia, conforme acordo pluripartidário firmado no início da 53ª Legislatura, uma vez que o mandato diretivo da Casa é de dois anos. Em seguida acontece a eleição e posse. O rito seguirá com o pronunciamento do presidente, Adão Villaverde (PT), que transmitirá, na sequência, o cargo a Postal…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo